Autor Tópico: Performance Renault Clio 1.2 8v Be bop 1995  (Lida 14215 vezes)

Offline crazy_clio

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Castanheira do Ribatejo
  • Mensagens: 5
Performance Renault Clio 1.2 8v Be bop 1995
« em: 30 de Janeiro de 2012, 15:42 pm »
Boas Tardes  :police:

Adquiri recentemente um Clio 1.2 8v Be Dop de 1995 (versão 3 portas). Gostaria de saber como o carro se comporta na geral, incluindo Consumos, velocidade, cuidados especiais a ter com o modelo e o oleo que ele consome.

Obrigado!!!  :afro:
Clio do bafo xD

Offline antão

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Sol da Caparica...
  • Mensagens: 2
Re: Performance Renault Clio 1.2 8v Be bop 1995
« Responder #1 em: 07 de Fevereiro de 2012, 12:34 pm »
Boas

Tenho um igual mas a Gpl. Compreio com 120kkm e neste momento tem 180kkm.

Óleo um 10w40 semi-sintectico e  faz 20kkm entre mudas e consome um terço da vareta.

Consumos a gasolina não sei mas a GPL faço medias de 9.

Até aos 140  vai bem, depois mais lento e a forçar. Já deu 180...lol...mas não dá muita confiança... :assobio: :assobio:

Offline FlipClioI

  • 1.2 TCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 338
  • Garagem : Renault Clio RT - 1.2 energy '94
Re: Performance Renault Clio 1.2 8v Be bop 1995
« Responder #2 em: 07 de Fevereiro de 2012, 13:36 pm »
Tenho um 1.2 tamém sem ser a GPL, e a nivel de performance é como o user antão disse. Até aos 140 chega lá bem, a partir daí desenvolve muito devagar até aos 160, se tiveres paciencia ainda é capaz de chegar até aos 180... LOL.

Mas 160kms/h é onde considero a velocidade máxima dele.

Quanto a consumos ando á volta dos 6L/100, consumo misto. A fazer estrada só, já fiz 5.2-5.7L/100...
Prego a fundo já fiz 9L/100. Mais que isso até hoje ainda não consegui...

Se quiseres tens aqui o consumo médio do meu carro: http://www.spritmonitor.de/en/detail/416092.html

De resto é um bom carro! Ando a usar óleo 100% sintéctico, 5w-40, e já levo 335.000 kms, sendo 230.000, só neste motor.

São motores fiáveis e muito baratos de fazer manutenção. Alguma avaria? Vai á sucata! Clios não faltam... São quase "dados"!

Cumprimentos e alguma coisa, dá uma olhadela aqui http://www.renaultpt.com/index.php?topic=7780.0 :grin:
<a href="http://www.spritmonitor.de/en/detail/416092.html" target="_blank"> Spritmonitor.de" border="0 [/url]

Offline Viagra

  • 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: nribeiro
  • Mensagens: 2027
Re: Performance Renault Clio 1.2 8v Be bop 1995
« Responder #3 em: 13 de Fevereiro de 2012, 01:03 am »
Consumos do meu são á volta de 10 ou 11. Ainda não sei bem... :laugh:
Certo é que pelo menos eu não preciso de um penhasco para dar 180. Desde Torres Novas até Lisboa deu isso. 160 é o normal dele e já é demasiado!
A descer os Cabos D'Ávila também já deu 180... Epá, não é um carro de grandes performances. Mexe-se bem e pelo menos a mim já me meteu de sorriso de orelha a orelha. Ainda ontem a descer A5 antes do viaduto Duarte Pacheco um A3 dos antigos teve de sair da minha frente e já ia em 5 quase em red line a 180! :evil:
Isto porque ele quando teve estrada aberta já estavamos a descer e a descer todos os Santos ajudam! LOL

Manutenção barata e é um carro para ir andando não para andar! Ir do ponto A ao B. O meu parado nunca ficou e já apanhei muito carro topo de gama encostadinho!
Portanto, estima-o mais do que eu estimo o meu e bons km!

Abraços
 

Offline FlipClioI

  • 1.2 TCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 338
  • Garagem : Renault Clio RT - 1.2 energy '94
Re: Performance Renault Clio 1.2 8v Be bop 1995
« Responder #4 em: 13 de Fevereiro de 2012, 14:32 pm »
Não me estava propriamente e referir a descer...  :laugh: A descer já dei 190 e não dei mais, porque para além de ter sido o maior susto da minha vida (perigo esta velocidade nestes carros...) o carro começou a entrar na red line e tive de largar o acelerador.

Cumps
<a href="http://www.spritmonitor.de/en/detail/416092.html" target="_blank"> Spritmonitor.de" border="0 [/url]

Offline youresocool

  • Megane II Luxe Priv. 1.5 dCi
  • ***
  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 198
Re: Performance Renault Clio 1.2 8v Be bop 1995
« Responder #5 em: 13 de Fevereiro de 2012, 15:12 pm »
Também tenho um Be Bop (de notar que é apenas a versão de equipamento) com o motor 1.2 E7F.

A nível de consumo não é referência, requer algum cuidado, principalmente em cidade. Viagens em AE a cerca de 100/110Km/h podes contar com menos de 6L. Em cidade é relativo, mas 7 ou 7,5 é comum o meu fazer. Podes consultar o registo em http://www.spritmonitor.de/en/detail/384672.html

Em relação ao carro em si, e comparando com o mesmo segmento da época, tem algumas vantagens. É confortável a nível de suspensão e bancos, a direcção é boa e vira bem, apesar de adornar como os outros, resumindo para viagens médias/longas é um bom carro. Tendo em conta que é a versão Be Bop, o volante é muito bom (igual aos das versões desportivas).

A nível de velocidade não há muito a dizer, afinal é um 1.2 com 60cv. No entanto é perfeitamente possível fazer uma viagem a 130Km/h constantes com 4 pessoas se a estrada for plana. Em subidas é preciso usar a caixa obviamente. Os incovenientes são o ruido do motor e de rolamento. Com base nas várias viagens que fiz, a velocidade mais confortável anda em torno dos 100/120Km/h. Ultimamente tenho apostado mais nos 100 devido aos consumos.

A nível de manutenção, pode dizer-se que é dos mais baratos a par com os Puntos. O meu tem "as revisões" em dia, e já levou algum material extra como junta da cabeça e companhia. No entanto, como tenho um amigo mecânico, a mão de obra é próxima de zero. A nível de material, o truque é arranjar apenas dois fornecedores: uma loja de peças decente onde comprar material novo, principalmente componentes do motor/mecânica e uma sucata para o resto.

@FlipClioI

Excelentes consumos! Algum truque para poupar, ou os percursos são maioritariamente AE/via-rápida? Agora no inverno é complicado baixar dos 7L, mas também faço uma boa parte dos KM em cidade.

A nível do óleo: podes indicar se notaste diferenças após utilizar o 5W40? Eu utilizo 15W40 (mineral) pelo preço: é o que o meu mecânico amigo utiliza e por vezes nem me leva nada na muda. No entanto, temo que aumente um pouco os consumos principalmente no inverno, devido à graduação a frio.

Offline FlipClioI

  • 1.2 TCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 338
  • Garagem : Renault Clio RT - 1.2 energy '94
Re: Performance Renault Clio 1.2 8v Be bop 1995
« Responder #6 em: 13 de Fevereiro de 2012, 16:55 pm »
o óleo que usas tem alguma diferença. Principalmente para o intervalo entre revisões. Tudo depende dos kms que faças por ano. Mas, vou-te dizer por experiencia propria que óleo 5w-X deixa-te o motor um pouco mais solto.

De resto o meu truque, a nivel mecanico é só o óleo, Velas de 2 polos (aproveita melhor o processo de combustão e a gasolina injectada por cada ciclo) e filtro de caixa k&n. De resto uma vez por ano, no verão ponho um deposito de Gas. 98 só para limpar...

A nivel de condução... É aproveitar as descidas e nessas alturas não acelerar  :laugh: De resto, de vez em quando, também abro a guela ao chaço, mas mais nada. Ando normalmente dentro dos limites de velocidade (excepção na cidade que normalmente ando mais perto dos 70/80...) cof cof  :laugh:

Cumprimentos
<a href="http://www.spritmonitor.de/en/detail/416092.html" target="_blank"> Spritmonitor.de" border="0 [/url]

Offline Guess

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Ilha da Madeira
  • Mensagens: 187
  • Garagem : Clio Expression 1.2 75CV 2003
Re: Performance Renault Clio 1.2 8v Be bop 1995
« Responder #7 em: 14 de Fevereiro de 2012, 20:06 pm »
Tive um Beebop de 96 que não me deixa saudades nenhumas.

Em plano era um bom carro, seguro, eficiente e fiável. A nível de consumos não era exagerado e nunca me deu problemas de mecânica. Tive-o de 2001 a 2005.

O problema eram as subidas. Raio do carro não tinha força nenhuma. A mais de 45º só sozinho e mesmo assim em 1ª com acelerador ao fundo. Várias vezes a minha esposa teve de sair do carro porque ele não tinha força nenhuma. Era uma vergonha ver Fiat Pandas com 800cm3 subirem a vereda com facilidade e o meu ali a ruminar. Caso tivesse de parar numa inclinação para ceder passagem, nada a fazer; era descer em marcha-atrás e voltar a tomar impulso. Uma autêntica vergonha.

Espero que o teu seja bem melhor que o meu...

Offline Lipe

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Mensagens: 13329
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
Re: Performance Renault Clio 1.2 8v Be bop 1995
« Responder #8 em: 14 de Fevereiro de 2012, 20:11 pm »
Esse carro deveria ter algum problema então.

Tive um beebop de 1994 e mesmo em férias, que é normalmente em serras, passando por grandes subidas e afins, nunca foi preciso tal coisa. Alias, nem com o meu Ex 106 1.0i de 50cv :)

Offline energyprivilege

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Matosinhos
  • Mensagens: 3175
  • Ford Focus Tdci 109cv
  • Garagem : Clio III Break DCI 85 CV - PH1
Re: Performance Renault Clio 1.2 8v Be bop 1995
« Responder #9 em: 14 de Fevereiro de 2012, 20:35 pm »
Guess o carro tinha algum problema grave, eu recordo-me de uma viagem ao Douro no meu saudoso DQ em que lhe meti 400kg batatas mais 100 litros de vinho e o tipo subiu aquilo tudo em segundo com uma enorme genica, e o carro na altura ja tinha perto de 160mil km e para quem conhece a estrada de Amarante Régua Via Mesão Frio sabe que subidas é o prato do dia.....

Digo-te mais até, ele ate tinha mais força em certos regimes que o meu clio II....
Ford Focus 1.6 TDCi 109cv -

Offline scenick

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2856
Re: Performance Renault Clio 1.2 8v Be bop 1995
« Responder #10 em: 14 de Fevereiro de 2012, 20:59 pm »
Há 20 anos mais ou menos tive eu o R5 de 998 CC e fazia qualquer subida com 3 a bordo sempre em 4º , tipo embalar e subir os Cabos D'Avila , se tivesse de abrandar lá metia 3ª e seguia bem

Offline Guess

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Ilha da Madeira
  • Mensagens: 187
  • Garagem : Clio Expression 1.2 75CV 2003
Re: Performance Renault Clio 1.2 8v Be bop 1995
« Responder #11 em: 14 de Fevereiro de 2012, 21:17 pm »
Pois o meu fartou-se de andar em mecânicos, inclusivé na Renault e nunca lhe deram "genica"
Meti filtro de ar, velas de 2 pólos, escape de "rendimento" reduzi o perfil dos pneus mas subidas não eram com ele.

Tinha um amigo na época que tinha um Luna comprado novo no stand que tinha o mesmo defeito; o RN do enteado dele que já contava com mais de 70.000km, por outro lado  subia a mesma rampa de casa que devia ter mais de 65º com paragens pelo meio e nem tremia.
Carros assim preguiçosos para a Madeira não servem mesmo...

Offline scenick

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2856
Re: Performance Renault Clio 1.2 8v Be bop 1995
« Responder #12 em: 14 de Fevereiro de 2012, 21:37 pm »
E eu que já vi muita coisa na vida acredito em ti , dou-te o exemplo de 2 Toy****tas 1.2 12V comprados e levantados no mesmo dia já lá vão uns bom anos e um picava os 170 e o outro nunca passou dos 120/130 tanto que ao fim de 6 meses foi devolvido e o que veio como compensação andava demais.

Offline Viagra

  • 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: nribeiro
  • Mensagens: 2027
Re: Performance Renault Clio 1.2 8v Be bop 1995
« Responder #13 em: 15 de Fevereiro de 2012, 03:20 am »
O meu nao me posso queixar. Cabos D'Avila faco a 110 em quarta. Epa, gasta muito para um 1.2 e devido a certas coisas cheguei ao ponto de meter o carro no cacoila afim de descobrir o que causa o desligar por vezes...
Por acaso os Toy eram Yaris?!
Foi o carro que andei a tirar a carta e vai la vai! Andam para caramba!

Sent from my GT-I9000 using Tapatalk
« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2012, 03:22 am por nribeiro »