Autor Tópico: Oportunidades na net  (Lida 375589 vezes)

Offline TC

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Aveiro
  • Mensagens: 289
Re: Oportunidades na net
« Responder #1320 em: 21 de Junho de 2016, 14:53 pm »
Ahh ok pensei que tivesses notado a versão por algum promenor no carro que faria pensar que era o 1.4 em vez do 1.2.. Eu falo por mim se colocares ambos os motores à minha frente não sei identificar a diferênça entre 1.2 e o 1.4..

Do que me lembro mas posso muito bem estar errado, os 1.2 tinham o filtro de ar por cima do carburador como na imagem. Os 1.4 que vi já tinham o filtro numa caixa à parte.

Essa questão de ser um GTX pelo simbolo na mala deixa-me naquela. Simbolos partidos desses vi muitos pelo que o dono poderá ter arranjado um de uma versão que não era a origem...
Renault Laguna II Break Fase 1 Expression 1.9dCi 120CV
Renault 19 Chamade GTS 1.4 Energie

Offline MRC

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Mensagens: 5023
  • I'm not old, I'm vintage!
Re: Oportunidades na net
« Responder #1321 em: 22 de Junho de 2016, 14:00 pm »
Tudo errado TC. O motor 1.2 e 1.4 é exactamente o mesmo e as caixas de filtro do ar são o único elemento físico que diferencia um do outro, se bem que ambas estão por cima do carburador e ambas são muito identicas quando fechadas. Apenas para conhecedores a sua distinção.

E sim, podes mesmo acreditar que é mesmo um GTX. Embaladeiras, motor 1.4, piscas laterais, forras das portas em veludo e quadrante Veglia. Se não o é de livrete, alguém fez demasiado bem o trabalho de casa.
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline Blurr

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Mensagens: 2826
  • Garagem:Clio 2 1.2 RT 98 + Clio 2 1.5dci 80cv 2004
Re: Oportunidades na net
« Responder #1322 em: 22 de Junho de 2016, 14:25 pm »
Pois isso mesmo que queria saber. Já agora pergunto-te uma coisa que lembro de quando era pequeno.

Tivemos um 1,1TL e um 1.2GTR

Na familia havia um 1.1 TL SAGA e um 1.0TL TIGA

Sei que o 1.0 tinha caixa de 4 velocidades. Lembro que o 1.1 tinha o filtro de ar em caixa de metal. Verdade?? E tenho sempre a ideia de o 1.1 ser bastante mais silencioso que o 1.2 apesar de o 1.2 ser bastante mais rápido..

Offline luisnogueira

  • Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Parede
  • Mensagens: 2561
  • Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
Re: Oportunidades na net
« Responder #1323 em: 22 de Junho de 2016, 19:35 pm »
No que toca a carros destas épocas...Não há pai para o MRC. Os pormenores estão lá todos!  :laugh: :laugh: :laugh:

Offline MRC

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Mensagens: 5023
  • I'm not old, I'm vintage!
Re: Oportunidades na net
« Responder #1324 em: 22 de Junho de 2016, 20:30 pm »
Já são alguns anos Luís! :P

Blurr, os TL são todos 1.1. A letra "L" diz respeito ao tipo de motor, motor esse 1108cc. Os TL Tiga foram uma série limitada e especial para os mercados francês, alemão e português, de caractér "veraniano". Tinham como equipamento especial à parte das caracteriscas dos TL normais, as jantes especificas, o interior também tinha bancos em tecido único e tecto de abrir manual. Aqui na tuga apenas saiu TL com caixa de 4 velocidades. Em França saiu também com o 1.2 e 1.6d com caixa de 5, TR e TD respectivamente.

1.0 (956cc) apenas os Campus na fase 2 ou os C e TC na fase 1.

Saga foi uma designação complementar de final de carreira do Super 5. Apareceu cá já em 1990, apenas nos TL e salvo erro estes TL vinham com caixa de 5 e em opção tecto eléctrico em lona. Na régie, afectou logo a partir de meados de 1989 toda a gama exceptuando os 2 topos de gama, Baccara e GT turbo.

Quanto à caixa de filtro de ar. Nos Super 5 são todas em plástico. Em metal apenas na primeira geração, o R5. No Super 5, os 1.0 e 1.1 o filtro está blindado dentro da respectiva caixa de filtro e assim sendo, quando é mudado, é mudado em conjunto. Existem alguns fabricantes destes filtros que os fazem de forma a ser possível abrir a caixa através de molas, mas original ou cá fora da Purflux, ou seja, o melhor, são blindados.

Os 1.2 e 1.4 a caixa abre-se pelas molas em seu redor e o filtro é mudado de forma convencional.

Em relação à sua sonoridade, as diferenças não são notáveis, pois são mecânicas iguais. O que faz diferença é a variação da geometria do sistema de escape entre os modelos equipados com estes mesmos motores. Os Super 5 por exemplo são mais silenciosos que os 9/11. Isto porque no Super 5 a linha é de 40mm a partir da panela do meio para trás. Nos 9/11 é tudo a 45mm e o cantar é logo outro, mais grave! :P
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline mingos

  • Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Viseu
  • Mensagens: 538
  • Pata na lata
    • Leads Inside
  • Garagem : Renaul Espace IV 1.9DCI
Re: Oportunidades na net
« Responder #1325 em: 23 de Junho de 2016, 16:11 pm »
Este é muito interessante. De 2001 com aparente bom aspecto e a um preço muito bom para um descapotável.

http://www.custojusto.pt/lisboa/descapotavel-coupe/renault-megane-cabrio-1-4-16v-karmani-aceito-troca-20004242
« Última modificação: 23 de Junho de 2016, 16:12 pm por mingos »

Offline rui_ferreira

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Pedroso
  • Mensagens: 820
  • I love the smell of napalm in the morning
  • Garagem : R19 16S, R19 16v e Mégane 16V
Re: Oportunidades na net
« Responder #1326 em: 27 de Junho de 2016, 13:12 pm »
Está dentro dos preços para os 1.4.
Mas sem dúvida está uma boa peça dado o estado.

Offline MRC

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Mensagens: 5023
  • I'm not old, I'm vintage!
Re: Oportunidades na net
« Responder #1327 em: 30 de Junho de 2016, 00:50 am »
E pronto, não sei se o dono veio aqui ao fórum e leu o que escrevi, mas de todas as formas, já corrigiu o anúncio:

https://olx.pt/anuncio/renault-5-r5-1-4-gtx-IDz4WFP.html#8056e90d39

E já agora, outro um pouco mais acima e aparentemente não tão bom, mas ainda assim muito bom e a preço porreiro:

https://olx.pt/anuncio/renault-5-1-4-gtx-IDyQxMD.html#8056e90d39
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline rui_ferreira

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Pedroso
  • Mensagens: 820
  • I love the smell of napalm in the morning
  • Garagem : R19 16S, R19 16v e Mégane 16V

Offline Blurr

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Mensagens: 2826
  • Garagem:Clio 2 1.2 RT 98 + Clio 2 1.5dci 80cv 2004
Re: Oportunidades na net
« Responder #1329 em: 01 de Julho de 2016, 01:10 am »
Diz lá no GTX direção assistida...

Offline MRC

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Mensagens: 5023
  • I'm not old, I'm vintage!
Re: Oportunidades na net
« Responder #1330 em: 01 de Julho de 2016, 01:21 am »
Pode ser engano Blurr. A ter, na mais provável das hipóteses, foi aplicada posteriormente.

Os únicos com DA de origem são os 1.7, GTX (em opção) e  Baccara (de série). Saiu de série no Baccara 1.4, versão automática.

Em Portugal, apenas o Baccara viu o motor 1.7, apesar de ser raríssimo, dado que custava o preço de um GT turbo!
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline Blurr

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Mensagens: 2826
  • Garagem:Clio 2 1.2 RT 98 + Clio 2 1.5dci 80cv 2004
Re: Oportunidades na net
« Responder #1331 em: 01 de Julho de 2016, 10:08 am »
MRC desculpa chatear com isto mas quando falei em caixas de filtro diferente referia a isto


Lembro que o Tiga que te falei tinha o filtro de ar assim que qra diferente do meu GTR

Offline MRC

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Mensagens: 5023
  • I'm not old, I'm vintage!
Re: Oportunidades na net
« Responder #1332 em: 01 de Julho de 2016, 13:36 pm »
Sim, é como expliquei mais acima. Os 1.0 e 1.1 tinham essa caixa de filtro com o próprio filtro blindado na mesma. Os 1.2 e 1.4 tinham a caixa e o filtro eram como costuma ser, 2 peças separadas.
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline Blurr

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Mensagens: 2826
  • Garagem:Clio 2 1.2 RT 98 + Clio 2 1.5dci 80cv 2004
Re: Oportunidades na net
« Responder #1333 em: 01 de Julho de 2016, 20:24 pm »
Pois foi o que pensava.

Lembro-me uma vez estar junto a um clio de 91 dos primeiros que apareceram (isto em 1999) e o carro dizia na faixa lateral 1.2 mas a caixa de ar era desse tipo o que mencionei que algo não estava bem, pois não conhecia nenhum 1.2  com esse tipo de filtro.

O dono afirmava que era um 1.2...

Offline MRC

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Mensagens: 5023
  • I'm not old, I'm vintage!
Re: Oportunidades na net
« Responder #1334 em: 02 de Julho de 2016, 01:02 am »
Atenção que nos Clios a história é outra. O que disse é válido apenas para o Super 5.

O Clio RL 1.1, ou seja, motor Cléon, tem a mesma caixa de filtro de ar que os Super 5 1.2.

Se o dono soubesse que por cá os Clio 1.2 são todos Energy... Isso já devia de existir muita troca baldroca nesse carro.
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?