Autor Tópico: Direção desalinhada - causas?  (Lida 21590 vezes)

Offline GeoAir

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Direção desalinhada - causas?
« em: 28 de Março de 2012, 15:42 pm »
Boas,
Devido aos desgaste anormal dos pneus da frente da minha Grand Scenic (2007) hoje fui trocar os pneus danificados e alinhar e informaram-me que deverá haver algum 'empeno' (palavras minhas, já não me lembro da expressão usada) nalgum componente pois a roda da frente direita tem um desvio anormalmente elevado, impossível de corrigir com alinhamento.
O relatório é este:

Na altura falaram-me em três componentes que poderiam causar esta situação: amortecedor, triângulo (?) e até uma manga (?) que não me recordo agora a designação completa...
O que os entendidos na matéria têm a dizer?
Gracias.

Offline Guess

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Re: Direção desalinhada - causas?
« Responder #1 em: 28 de Março de 2012, 16:37 pm »
Triângulo empenado num acidente anterior?

Offline GeoAir

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Re: Direção desalinhada - causas?
« Responder #2 em: 28 de Março de 2012, 18:55 pm »
Não será o caso por no alinhamento anterior estava tudo ok
« Última modificação: 28 de Março de 2012, 19:11 pm por carlosjcm »

Offline Caracol

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Re: Direção desalinhada - causas?
« Responder #3 em: 28 de Março de 2012, 19:10 pm »
Pois, no alinhamento anterior foi na mesma casa? Se não foi, é provável que tenham omitido essa situação.

Offline GeoAir

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Re: Direção desalinhada - causas?
« Responder #4 em: 28 de Março de 2012, 19:37 pm »
Boas,
No alinhamento anterior, na mesma casa onde foi feito este e onde faço todas estas operações, os pneus não apresentavam o desgaste anormal que o Caçoila e o Gonçalo viram no sábado, por isso não tenho nenhuma razão para suspeitar de omissão no alinhamento anterior.
Provavelmente terá nisso nalguma pancada mas forte nalgum buraco que não tenha dado a importância devida...
É muito complexo identificar o(s) componente(s) defeituosos que possam causar esta situação?
Cumps

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Re: Direção desalinhada - causas?
« Responder #5 em: 28 de Março de 2012, 19:44 pm »
A única maneira é desmontar alguns componentes (braço, rotula...)e verificar o seu estado.

Offline Gonçalo

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Re: Direção desalinhada - causas?
« Responder #6 em: 28 de Março de 2012, 22:15 pm »
Isso passaste nalgum buraco com mais violência e deu-se o caso de empenar. Podes não ter dado relevância na altura nem te lembrares mas é quase certo :X
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline Caçoilauto

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Re: Direção desalinhada - causas?
« Responder #7 em: 29 de Março de 2012, 11:58 am »
Efectivamente  todos os componentes da suspensão desse lado deverão ser revistos.


Tendo em conta o desvio que o relatório mostra poderá apenas ser uma rótula do triangulo com a folga exagerada face ao parametro de fábrica. Tb existe a possibilidade de uma rótula axial ou até mesmo o terminal de direcção estar com  folga. Ainda mais a fundo e fruto de alguma pancada seca pode ter sido o rolamento de roda / cubo que tenha sofrido, e apresente folga no seu interior.


É tudo bastante subjectivo assim sem análise in loco. Mas dá para teres uma ideia das causas.

Offline johnnygt

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Re: Direção desalinhada - causas?
« Responder #8 em: 06 de Abril de 2012, 02:56 am »
O problema não está em folgas.
Pelo que vejo neste relatório a roda do lado direito está demasiado inclinada.
Se olhares bem para essa roda e comparares com a do outro lado concerteza irás constatar este facto.
A grande Scenic têm os amortecedores da frente com veios longos e são de bastante flexivéis, qualquer impacto mais forte contra a jante empena o veio do amortecedor provocando isto este efeito.
Buracos na estrada não provocam isto, mal de nós se assim fosse, mas um encosto mais forte contra um passeio é muito provavél que o faça ou um impacto na roda feito por outro carro.
Vê lá se a jante ou o "guarda-lamas" desse lado não estão marcados com sinais de terem levado um empurrão.
Deverás estár a sentir algum bambolear tipo barco quando há oscilação vertical da carroceria hehehe

Ainda o mês passado tive de substituir 2 amortecedores da frente a uma grande scenic dessas apenas por despiste em terra, sem impacto mas apenas a torção dos amortecedores quando esta se "enterrou" foi o suficiente para os veios empenarem.

Quando há uma inclinação da roda fora do normal, o amortecedor é o "elo mais fraco", deverá sêr o primeiro componente da suspenção a sêr verificado.
Com o amortecedor montado é dificil vêr, mas se for extraído e separado da mola irás vêr perfeitamente que o veio deste está concerteza empenado.

Offline GeoAir

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Re: Direção desalinhada - causas?
« Responder #9 em: 06 de Abril de 2012, 12:34 pm »
Obrigado pelo contributo.
A Scenic já tinha consulta marcada no sr dr na próxima semana para resolver a situação, mas uns imponderáveis nos últimos dias fazem com que, muito provavelmente, só na semana seguinte vá ser intervencionada...
Cumps

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Re: Direção desalinhada - causas?
« Responder #10 em: 09 de Abril de 2012, 15:10 pm »
Boas,
Se se confirmar que a origem do problema está na suspensão e tendo em conta o tamanho/peso da Grand Scenic (1.5 105cv - 2007), que marcas/modelos aconselham, considerando que pretendo manter as características da suspensão original?
Cumps. 

Offline johnnygt

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Re: Direção desalinhada - causas?
« Responder #11 em: 12 de Abril de 2012, 00:36 am »
Boge, Sachs ou Monroe.
Normalmente são estes os fornecedores da Renault.
Penso que nessa Scenic são Boge ...
A marca deve estár gravada neles  :wink:

Offline GeoAir

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Re: Direção desalinhada - causas?
« Responder #12 em: 12 de Abril de 2012, 07:38 am »
Boas,
Os que lá estão agora são Monroe...

Offline GeoAir

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Re: Direção desalinhada - causas?
« Responder #13 em: 22 de Abril de 2012, 07:59 am »
Resolvido: amortecedores e topos substituídos. Mais um excelente serviço Caçoilauto.
Cumps

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Re: Direção desalinhada - causas?
« Responder #14 em: 02 de Maio de 2012, 21:41 pm »
Aqui está a imagem do principal culpado do desvio que tinha na direção