Autor Tópico: Direção desalinhada - causas?  (Lida 21594 vezes)

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Re: Direção desalinhada - causas?
« Responder #15 em: 17 de Janeiro de 2014, 19:11 pm »
"Direção desalinhada - causas?"
Na realidade tenho a direção apenas com um ligeiro desvio, o principal problema é que quando largo o volante, ele "foge".
No meu caso só falta trocar mesmo a suspensão e os triângulos...

Fiz um pequeno video...  min O:20 é onde se vê melhor.
Peço desculpa pela qualidade da imagem e musica. Qualidade telemovel, musica autoria MegaHits lol
Direção desalinhada

Offline carlosjcm

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Re: Direção desalinhada - causas?
« Responder #16 em: 18 de Janeiro de 2014, 10:22 am »
Volante está no ponto zero? Pressão dos pneus está certa? Quem te alinhou percebia do assunto?

Offline Caracol

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Re: Direção desalinhada - causas?
« Responder #17 em: 18 de Janeiro de 2014, 11:57 am »
Na altura foi alinhado umas 4 vezes. Porque sempre que sempre que ia testar o volante fugia sempre. Os topos foram trocados, direçao alinhada novamente, depois trocaram os casquilhos e mais uma fez foi alinhada etc. Nunca ficou em condiçoes. Se calhar para despistar vou levar a carrinha a outro lado. Mas como ja disse anteriormente, o unico problema que noto é do volante fugir porque a direçao fica alinhada.

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Re: Direção desalinhada - causas?
« Responder #18 em: 18 de Janeiro de 2014, 21:10 pm »
No meu acontesse o mesmo. E eu tive o cuidado de ver se estava com o volante bem alinhado. Suspeito que seja devido a folga da caixa de direcção.

Offline depx

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Re: Direção desalinhada - causas?
« Responder #19 em: 19 de Janeiro de 2014, 00:42 am »
ha pessoal dos alinhamentos que não tira as medidas das rodas traseiras o que faz com que o volante não fique certo, ainda mais se o eixo traseiro estiver empenado
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Offline johnnygt

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Re: Direção desalinhada - causas?
« Responder #20 em: 19 de Janeiro de 2014, 23:53 pm »
Esse efeito já é meu conhecido e têm solução simples.
Acontece no Megane II e Scénic II.
Os carros não estáo fisicamente desalinhados!
 Ã‰ a direção que vira sozinha, isto acontece devido ao facto da direção assistida sêr electrica e sêr gerida por um calculador que têm em memoria um angulo "0º" a partir do qual a direção deve sêr alinhada fisicamente.
 
Estes carros têm de sêr alinhados com a Renault Clip ligada e o angulo "0º" no calculador deve corresponder ao volante fisicamente direito e isto só é possivél fazer através do aparelho de diagnostico Renault Clip de preferencia durante o alinhamento.
NÃO VALE A PENA ANDAR A TROCAR PEÇAS QUANDO FISICAMENTE AS MEDIDAS ESTÃO CERTAS, A DIREÇÃO IRA VIRAR SEMPRE PARA A POSIÇÃO QUE ESTIVER EM MEMÓRIA COMO GRAU "0" porque o calculador pensa que assim é anda a direito...

Xmarine

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Re: Direção desalinhada - causas?
« Responder #21 em: 20 de Janeiro de 2014, 00:57 am »
Se o carro saíu de fábrica com ãngulo de impulso 0, ou seja, com o volante completamente direito, ele anda exactamente em frente. O sensor de ângulo de volante está definido com 0º com o volante perfeitamente direito.

Se no alinhamento de direcção corrigimos a geometria das rodas por forma ao carro andar em frente coincidente com o volante a direito, qual a lógica de redefinir o valor 0 quando aquilo já fica no 0 depois de alinhado?

Alinho 3 a 4 carros por dia e só fiz isso uma vez e foi porque alguém antes alinhou mal o carro, e tinha mexido na configuração de fábrica do ângulo de volante. Portanto não percebo qual a lógica...

Xmarine

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Re: Direção desalinhada - causas?
« Responder #22 em: 20 de Janeiro de 2014, 01:04 am »
Na altura foi alinhado umas 4 vezes. Porque sempre que sempre que ia testar o volante fugia sempre. Os topos foram trocados, direçao alinhada novamente, depois trocaram os casquilhos e mais uma fez foi alinhada etc. Nunca ficou em condiçoes. Se calhar para despistar vou levar a carrinha a outro lado. Mas como ja disse anteriormente, o unico problema que noto é do volante fugir porque a direçao fica alinhada.


E tu conduzes habitualmente sem as mãos no volante? É que quando os carros foram inventados a ideia era conduzir segurando o volante...

É que se já foi à máquina 4 vezes em pouco tempo duvido muito que tenhas qualquer problema de alinhamento. e não notas o carro a fugir com o volante a direito (sim, segurando no volante) e se passou a 0 no ripómetro, significa que está bom!

Como o JohnyGT disse pode ter a ver com a DA eléctrica. mas também com as condições da estrada. Não do alinhamento!


Depx. O alinhamento de direcção é feito SEMPRE com medição dos ângulos das 4 rodas!
Nos carros que apenas alinham convergência à frente, a máquina calcula o melhor ângulo para as rodas da frente por forma a corrigir os defeitos da convergência traseira.

Offline Gonçalo

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Re: Direção desalinhada - causas?
« Responder #23 em: 20 de Janeiro de 2014, 02:48 am »
Epa eu achava tambem que tinha a direcção desalinhada e na verdade eram os pneus de estarem lambidos por fora... Fugia sempre para a direita, mesmo depois de alinhado. Agora com pneus novos nem mexe, certissimo mesmo :)
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Re: Direção desalinhada - causas?
« Responder #24 em: 20 de Janeiro de 2014, 19:33 pm »
E tu conduzes habitualmente sem as mãos no volante? ...

 :shocked:

continuando...
O carro neste momento e como já disse anteriormente, tem um ligeiro desvio com o volante direito... Mas quando foi alinhado veio em condições excepto a parte do volante.

Gonçalo
também reparei que o pneu do lado direito está ligeiramente mais gasto que o da esquerda, provavelmente o meu problema pode ser resolvido com a troca de pneus também.
Já nem sei se devo gastar mais dinheiro em alinhamentos...

Offline Gonçalo

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Re: Direção desalinhada - causas?
« Responder #25 em: 20 de Janeiro de 2014, 23:49 pm »
Experimenta a questão dos pneus :) O meu mesmo estando alinhado fugia para a direita :)
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Re: Direção desalinhada - causas?
« Responder #26 em: 21 de Janeiro de 2014, 13:34 pm »
É natural ter os pneus de um lado do carro com mais desgaste do que outro, tem tudo a  ver com os percursos que fazemos para mais se apanharmos muitas rotundas nos percursos que fazemos. O meu também foge ligeiramente, apesar de ter trocado os triangulos e de ter alinhado. Mas lá está os pneus são os mesmos e o piso do lado de fora já tem mais desgaste do que o resto. Apesar de eu trocar de 10 em 10 mil km os pneus de posição, o desvio sente-se na mesma.

Offline depx

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Re: Re: Direção desalinhada - causas?
« Responder #27 em: 21 de Janeiro de 2014, 16:14 pm »

Depx. O alinhamento de direcção é feito SEMPRE com medição dos ângulos das 4 rodas!
Nos carros que apenas alinham convergência à frente, a máquina calcula o melhor ângulo para as rodas da frente por forma a corrigir os defeitos da convergência traseira.

tens razão, mas ja vi não o fazerem e no meu caso deu asneira...
andei com o volante torto sempre que arrancava,  o carro tava alinhado mas o volante é que tava torto.
chegou-se a pensar que seria uma alteração no ponto zero do volante (que não se verificou), chegou a ir a outra máquina de alinhamento e realmente o carro tava alinhado mas, e após eu perguntar, faltava tirar as medidas das rodas traseiras. A máquina fez os cálculos com as medidas tiradas e apartir daí nunca mais houve stress ;) volante direito e carro alinhado.
ou seja, desleixo do artista que fez o alinhamento. E como o meu foi um qashqai com o mesmo problema naquela casa de pneus ;)
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2014, 16:16 pm por depx »
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Xmarine

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Re: Direção desalinhada - causas?
« Responder #28 em: 21 de Janeiro de 2014, 20:43 pm »
Pois... isso aí já é falha humana.

Na máquina onde trabalho, o sistema nem funciona se os sensores de todas as rodas não forem detectados.