Autor Tópico: Nitrogénio-um negócio?  (Lida 19054 vezes)

Offline Verdi

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Nitrogénio-um negócio?
« em: 06 de Abril de 2012, 15:12 pm »
Boa tarde.

Por diversas vezes, o tema nitrogénio nos pneus, tem sido aflorado em diversos fóruns e conversas entre clientes de diferentes casas de pneus. Eu próprio, já contactei empresas de pneus, fui notificado por mail e pessoalmente com documentos pubilicitários sobre esta matéria, pois estive e estou indeciso em colocar nitrogénio nos pneus, pelo simples facto de tomar conhecimento, através de documentos publicitários das suas vantagens, assim como, devido á inexistência de manómetros credíveis nas estações de serviço, na zona onde resido.

No mês passado, desloquei-me a uma casa da especialidade, para reparar um furo numa roda traseira. Enquanto aguardava serenamente pela minha vez, estive atento à chegada e saída de viaturas que ali se deslocaram para rectificar a pressão dos pneus.

Uma das viaturas entra, o propreitário diz que pretende a verificação da pressão dos pneus. O funcionário pergunta se é com ou sem nitrogénio. Ao verificar a cor verde das tampas, rapidamente conclui que se trata de nitrogénio. Muito bem, pega na mangueira e manómetro (segundo o funcionário, ligada ao depósito do nitrogénio) e acerta a pressão. Após o serviço, a viatura em questão segue a sua marcha tranquilamente.

Passados alguns minutos, enquanto um dos funcionários reparava o furo da minha viatura, entra uma viatura para verificar a pressão. O proprietário diz que é com ar e não nitrogénio. Para meu espanto, o funcionário pega na mesma mangueira e manómetro (segundo este, ligada ao depósito do nitrogénio) e acerta a pressão, tal como fez com o anterior cliente (que utiliza nitrogénio em vez do ar) ou seja, a mangueira e depósito, foi o mesmo nas duas aplicações/verificações, uma com ar comprimido, a outra  com nitrogénio.

Dirigi-me ao balcão para pagar a reparação do furo, e questionei o fucnionário sobre o assunto. Este, não respondeu, limitou-se a passar a factura e mais nada. Em seguida, dirigi-me para a minha viatura e fui à minha vida, algo desconfiado sobre o que tinha presenciado.

Questiono: será que nas oficnias que dizem vender e colocar nitrogénio nos pneus, fazem publicidade sobre as grandes vantagens deste produto, afinal, colocam ar em vez de nitrogénio? estaremos na presença de uma nova forma de angariar mais uns euros na prestação de um serviço que afinal não existe?

Acho que para já, vou continuar com a aplicação do ar comprimido nos pneus da minha viatura. Porém, aguardar outras opiniões relativas às qustões que coloquei e se vale ou não gastar uns trocos  no uso do nitrogénio.

Uma Santa e Feliz Páscoa para todos os moderarores e utilizadores deste Fórum.

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Offline orpheus

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Re: Nitrogénio-um negócio?
« Responder #1 em: 06 de Abril de 2012, 16:42 pm »
Pelo que sei é prática corrente ser feita a primeira carga com o nitrogénio e depois os acertos que segundo "reza a lenda" passam a ser menos, continuam a ser feitos com ar comprimido normal, e de x em x tempo faz-se carga nova....
Eu não tenho opinião formada pois nunca usei nitrogénio.

Offline Artur

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Re: Nitrogénio-um negócio?
« Responder #2 em: 06 de Abril de 2012, 21:36 pm »
eu tenho nitrogenio nos meus pneus, foram esvaziados a minha frente e foi colocado a minha frente

Offline Verdi

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Re: Nitrogénio-um negócio?
« Responder #3 em: 10 de Abril de 2012, 14:42 pm »
Boa tarde Artur.

Naturalmente que ao colocar nitrogénio nos pneus da sua viatura, o serviço foi efetuado de forma correta, isto é, retiraram ar normal e colocaram nitrogénio. A minha abordagem refere-se ao facto de na verificação da pressão e possível retificação os valores, esta ser efetuada com a mesma mangueira, no caso que mencionei, ar comprimido. Assim, o efeito do nitrogénio perde as vantagens. Acredito que nem todas as casas de pneus tenham este comportamento, mas sim, uma mangueira para insuflar ar comprimido e outra para insuflar nitrogénio e não a mesma para as duas modalidades.

Já agora caro Artur, que vantagens notou ao utilizar nitrogénio nos pneus da sua viatura? Acha que vale mesmo a pena?

Sentiu diferenças quando substituiu o ar comprimido pela utilização do nitrogénio?

A análise de condutores que usam este produto, é benéfica na decisão que tomarei em optar o não pela utilização do nitrogénio nos pneus da minha viatura.

Obrigado pela atenção dispensada.

Cumprimentos.
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Offline urui

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Re: Nitrogénio-um negócio?
« Responder #4 em: 10 de Abril de 2012, 15:55 pm »
Teoricamente tem vantagens, os meu pneus quando foram trocados levaram nitrogénio ainda na parte em que estão a colocar o pneu na jante para o mesmo ir ao sitio.
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Offline Artur

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Re: Nitrogénio-um negócio?
« Responder #5 em: 10 de Abril de 2012, 17:31 pm »
alem de ter reportado no topico devido o que notei , deixei tambem o feed back no topico do meu carro

Offline Caracol

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Re: Nitrogénio-um negócio?
« Responder #6 em: 10 de Abril de 2012, 19:44 pm »

Offline DiogoRocha

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Re: Nitrogénio-um negócio?
« Responder #7 em: 10 de Abril de 2012, 22:30 pm »
Sinceramente quando fui mudar os pneus notei uma diferença enorme com azoto...

Offline Verdi

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Re: Nitrogénio-um negócio?
« Responder #8 em: 11 de Abril de 2012, 12:58 pm »
Boa tarde.

Caro Diogo Rocha, se possível, mencione as grandes diferenças que notou na sua viatura, quando começou a utilizar nitrogénio nos pneus, em detrimento do ar comprimido.

Já agora, outra questão: os valores da pressão aplicados na utilização do nitrogénio, são os mesmos quando utilizava ar comprimido? Se há novos valores, por favor partilhe os mesmos.

Muito obrigado pelas sugestões apresentadas.

Atenciosamente.
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Offline oldmaxx

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Re: Nitrogénio-um negócio?
« Responder #9 em: 11 de Abril de 2012, 18:12 pm »
Sinceramente uma das coisas que sempre me intrigou!

o nitrogénio teoricamente evita o desgaste precoce do pneu, pois como é um ar mais frio quando comprimido, o pneu não aquece tanto e não se desgasta tanto!

o pormenor é que o pneu foi desenvolvido para ar comprimido e não para nitrogéneo, logo não vai atingir a temperatura ideal de rolamento, logo perder tracção!

são pormenores que as pessoas deviam analisar também!


Outra das vantagens é que é um gaz mais estável, a pressão dos pneus teórica mente não deveria baixar, pois não expande nem comprime tanto como o ar comprimido, isto é, não é tão susceptível a mudanças de temperatura!


Pensem bem nestes pormenores antes de colocarem nitrogénio

Offline luisnogueira

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Re: Nitrogénio-um negócio?
« Responder #10 em: 11 de Abril de 2012, 21:55 pm »
Pois, realmente o pneu não aquecerá tanto e a temperatura "ideal" vai chegar mais tarde, pelo que terás de esperar mais um tempo até puxar por eles(o suficiente para aquecerem).
No meu caso, no carro que tive anteriormente, notei bem a diferença a nivel de desgaste. Os pneus que vinham de origem fizeram 62000Km, cheios com ar comprimido. Os segundos que meti, quando montados foram cheios com nitrogenio e foram com o carro quando foi vendido ainda com um rasto muito bom, fariam talvez mais uns 10 a 20mil km. e o carro saiu das minhas mãos com 155000, portanto contas feitas aqueles pneus estavam já com 93000 e como disse ainda faziam mais uns bons 10 a 20mil kms. Atenção,estamos a falar do mesmo tipo de pneu, Bridgestone Turanza ER300.
Será que não compensa mesmo pagar o enchimento com nitrogenio? Eu acho que sim, só pela maior durabilidade já compensa.

Offline oldmaxx

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Re: Nitrogénio-um negócio?
« Responder #11 em: 12 de Abril de 2012, 02:28 am »
Luís Nogueira, o puxar por pneus até poder ser á primeira passadeira que atravesso!


Eu hosto de um pneu seguro, quem me dera a mim que os pneus estivessem sempre á sua temperatura ideal para agarrar, e não para economizar pneu!

Pneu é coisa que se gasta, e não se deve poupar euros neles de forma alguma!

Offline Lipe

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Re: Nitrogénio-um negócio?
« Responder #12 em: 12 de Abril de 2012, 03:27 am »
Eu por acaso também sempre tive essa ideia... errada ou não, já não posso dizer. é apenas a minha ideia/opinião.

Mas normalmente esse gás é usado para não sobreaquecer pneus, tipo aviões, vaivéns, etc. Aí... se é algo que não deixa o pneu aquecer também lhe tira a tracção, pois não atinge a temperatura ideal. Bem sei que não estamos a falar de carros de competição, que até se aquece os pneus antes de uma corrida, mas mesmo assim... frios em estrada, sabemos que não aderem bem.

Offline DiogoRocha

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Re: Nitrogénio-um negócio?
« Responder #13 em: 12 de Abril de 2012, 10:18 am »
Os pneus atingem a temperatura ideal simplesmente demora um pouco mais e não os deixa sobreaquecer... Se não tivesse segurança não era usado em alta competição...

Offline urui

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Re: Nitrogénio-um negócio?
« Responder #14 em: 12 de Abril de 2012, 10:37 am »
Acho que apenas se está a especular...a menos que me possam indicar qual é a temperatura ideal de um pneu, para poder comparar a temperatura de um com azoto e de um com ar "dito normal".
Concordo com o que foi dito no post anterior.
« Última modificação: 12 de Abril de 2012, 10:39 am por urui »
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