Autor Tópico: Nitrogénio-um negócio?  (Lida 19060 vezes)

Offline MaNeL

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Re: Nitrogénio-um negócio?
« Responder #15 em: 12 de Abril de 2012, 10:55 am »
não te esqueças que em alta competição todas as condicionantes são diferentes... a começar pelo pneu estar desenhado e usar borrachas próprias de alta t€cnologia para puder usar nitrogénio ;)
e lá está, por alguma razão eles são aquecidos nas boxes e ainda dão um volta de aquecimento...

Offline DiogoRocha

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Re: Nitrogénio-um negócio?
« Responder #16 em: 12 de Abril de 2012, 12:11 pm »
Em resposta à questão que me colocaram anteriormente a pressão é a mesma e a grande diferença que notei é de facto no que os pneus aquecem mas pode ser da qualidade dos pneus que coloquei agora tudo o que falamos é especulação.
Será tudo efeito placebo?
Não! O Azoto não contem àgua como tal não corroi os pneus tão depressa por dentro! Esta é a unica certeza será que os danos causados pela agua danificam os pneus no seu tempo normal de vida? Provavelmente não mas por 7,60€ who cares...

"So, to answer your specific questions: With nitrogen, your tire pressures will remain more constant, saving you a small amount in fuel and tire-maintenance costs. There will be less moisture inside your tires, meaning less corrosion on your wheels. You will not be able to feel any difference in the ride or handling or braking, unless your tire pressures were seriously out of spec and changing to nitrogen brought them back to the proper numbers."

Offline Artur

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Re: Nitrogénio-um negócio?
« Responder #17 em: 12 de Abril de 2012, 14:13 pm »
bem, como gostam de ficar com informação dispersa e repetida , cá fica de novo :

com nitrogenio deve se corrigir a pressão para mais 0,1 bar que o normal com ar , pelo simples facto de não haver oscilação a quente como com ar normal , ou seja , se um pneu com ar roda a 2,4 a frio , a quente irá ter 2,6 mais ou menos , dai deve se encher com azoto a 2,5 para ficar equiparado .

quanto ao perder tracção , é um mito e a prova disso sou eu e o meu carro , quem já o viu a andar e a curvar , pode falar . Agora se me disserem que a temperatura ideal do pneu em vez de ser ao fim de 2 ou 3 kms passa a ser a 6 ou 7 kms , aceito pois é o que acontece , perca de tracção não noto .

Desgaste de pneu , muito inferior ao normal com ar , vão ver os meus pneus com 3.500kms e estão iguais a novos , coisa que em carros iguais com ar , já se nota algum desgaste .

Offline DiogoRocha

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Re: Nitrogénio-um negócio?
« Responder #18 em: 12 de Abril de 2012, 14:33 pm »
Não quero induzir ninguém a erro disse a mesma porque mudei a dimensão dos pneus e os valores que me deram actualmente nos novos com azoto é igual ao que tinha nos antigos com ar ^^ desculpem se não me expliquei correctamente.

Oh Artur também perda de tracção com esses pneus em jantes de 30 polegadas é difícil hehehe

Offline luisnogueira

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Re: Nitrogénio-um negócio?
« Responder #19 em: 12 de Abril de 2012, 19:26 pm »
O que posso dizer é que fazia o mesmo tipo de andamento com os pneus cheios com nitrogénio e com ar comprimido, e nem tive problemas(acidentes) nos cerca de 60000kms que fiz com ar comprimido, nem nos cerca de 90000kms que fiz com nitrogenio.
Não acho que seja aí a diferença. É como tudo, tal como não deves puxar muito pelo motor a frio por causa de turbos e afins, há outros componentes pelos quais não deves puxar muito quando a frio. E é muito simples. Façam 50kms com uns pneus cheios com ar comprimido e os mesmos 50Kms com uns com nitrogénio. E depois digam-me se algus dos dois estão frios!!!

Offline Lipe

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Re: Nitrogénio-um negócio?
« Responder #20 em: 13 de Abril de 2012, 03:46 am »
Acho que vou ter de experimentar :) Só assim tiro o mito da cabeça, se bem que é verdade, conheço bem a condução do Artur e não há perda de tracção do rs.

Offline DiogoRocha

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Re: Nitrogénio-um negócio?
« Responder #21 em: 13 de Abril de 2012, 10:08 am »
É o que digo 7,60€ para aumento de durabilidade dos pneus? Win!

Offline depx

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Re: Nitrogénio-um negócio?
« Responder #22 em: 13 de Abril de 2012, 10:31 am »
Não posso opinar quanto à duração dos pneus porque o carro morreu antes de poder fazer alguma comparação a esse nível, mas posso sim dizer que o carro em causa ficou muito mais confortável e com uma condução mais suave com nitrogénio nos pneus.
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Offline Verdi

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Re: Nitrogénio-um negócio?
« Responder #23 em: 14 de Abril de 2012, 19:16 pm »
Boa tarde.

Acho que este tema, suscitou opiniões e sugestões muito interessantes.

Embora mais esclarecido relativamente à utilidade e qualidade deste produto, gostaria de colocar duas questões ao Artur, para clarificar dúvidas antes de trocar o ar comprimido pelo nitrogénio:

1-trocar o ar comprimido pelo nitrogénio é possível por sistema de vácuo. Esta operação não danifica os pneus? Não altera a calibragem e características dos mesmos?

2-num dos posts, o Artur sugeria que ao insuflar os pneus com nitrogénio, acrescentar 0,1 bar em relação aos valores normalmente utilizados. Na minha viatura (Renault Scenic 1500cc/105cv, DCI, chassis normal com pneus 205/55/R16) com ar comprimido, utilizo 2.4 (frente) e 2.1 (atrás)  pois o meu percurso diário é 80% auto-estrada, 20% estrada e uma a duas vezes por semana, cidade do Porto. Acha que ao utilizar o nitrogénio, devo utilizar 2.5 (frente) e 2.2 (atrás)?

Muito obrigado a todos, pelas sugestões/opiniões apresentadas.


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Offline GrandModusGPL

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Re: Nitrogénio-um negócio?
« Responder #24 em: 16 de Abril de 2012, 22:25 pm »
Eu acho esta conversa do azoto para rir...o ar comprimido é constituído a 80% por azoto, em termos de propriedades físicas, a temperaturas normais, o azoto e o ar comprimido são praticamente equivalentes. A única diferença é que o ar comprimido contém também vapor de água, bem como outros elementos vestigiais.

Em termos de propriedades químicas sim há diferenças. O azoto é muito pouco reativo, ao contrário do oxigénio, que constitui quase na totalidade o remanescente do ar comprimido. Em teoria o azoto protegeria melhor as gomas da oxidação.

Acontece que:

1) No exterior do pneu  existe oxigénio na mesma.

2) O pneu numa utilização normal está gasto antes de ser oxidado.
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Offline henriqe

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Re: Nitrogénio-um negócio?
« Responder #25 em: 17 de Abril de 2012, 01:28 am »
Estou a rir me é com a tua conversa lolol.

Offline GrandModusGPL

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Re: Nitrogénio-um negócio?
« Responder #26 em: 17 de Abril de 2012, 09:00 am »
Citar
Estou a rir me é com a tua conversa lolol.
enh

Se pudesse acrescentar alguma mais valia à discussão, em termos técnicos e sem se limitar a repetir coisas que são escritas muitas vezes para parecerem verdades, seria uma mais valia no assunto em apreço.

Detesto puxar de galões, que é uma coisa que se faz com demasiada frequência em Portugal, mas sou licenciado em Química Aplicada e já discuti este assunto com Engenheiros Mecânicos.

O azoto utiliza-se quando se quer ter a certeza que o gás de enchimento não contém vapor de água(que pode congelar, por exemplo, nos pneus dos aviões). É que ar comprimido proveniente de ar liquefeito, seco portanto, não é comercializado.

Não tem qualquer vantagem numa utilização normal...

Creio ter dado a minha contribuição para esta discussão, aceita quem quiser...
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Offline DiogoRocha

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Re: Nitrogénio-um negócio?
« Responder #27 em: 17 de Abril de 2012, 09:38 am »
2) O pneu numa utilização normal está gasto antes de ser oxidado.

Passou-me já essa ideia pela cabeça...

Offline GrandModusGPL

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Re: Nitrogénio-um negócio?
« Responder #28 em: 17 de Abril de 2012, 11:31 am »
Já agora só mais uma achega em relação à utilização de azoto nos pneus dos aviões...

O oxigénio é comburente, por isso não é uma boa ideia ter ar pressurizado próximo dos depósitos de combustível, que é onde os pneus recolhem.
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Offline Artur

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Re: Nitrogénio-um negócio?
« Responder #29 em: 17 de Abril de 2012, 11:39 am »
Não tem qualquer vantagem numa utilização normal...

então quer isso dizer , que tudo o que escrevi atrás , é puro placebo e alucinação minha ...