Autor Tópico: Renault GrandModus 1.2TCE a GPL  (Lida 25106 vezes)

Offline GrandModusGPL

  • GrandModusGPL...shaken but not stirred!
  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Algarve
  • Mensagens: 61
Renault GrandModus 1.2TCE a GPL
« em: 16 de Abril de 2012, 18:41 pm »
Por razões técnicas necessitava de um carro com motor turbo a gasolina para converter para GPL, por razões de convicções pessoais teria de ser um semi-novo, pois não compro carros novos.

Os motores turbo prometem a mesma melhoria de eficiência que foi conseguida nos motores Diesel, mas desta feita para os motores ciclo Otto.

Em 2010 a oferta de motores a gasolina com estas características era algo limitada, quase exclusivamente os motores de injeção direta do grupo VAG e os TCE da Renault.

A conversão de motores de injeção direta para GPL ainda não tinha atingido os níveis de fiabilidade desejados, em particular na questão da queima dos injetores de gasolina, que só podia ser evitado à custa de um consumo de gasolina nada desprezável da ordem dos 20%.

Quanto aos TCE parecia haver em algumas unidades convertidas problemas nas  válvulas,  os quais eram invariavelmente atribuídos pela Renault à conversão para GPL. Posteriormente veio a verificar-se que os mesmos problemas aconteciam em veículos não convertidos(provavelmente aqui arranjavam outra desculpa).

O "problema" do user m78msantos parece-me relacionado com isto.

Fiquei assim resumido a um Clio TCE break, a um GrandModus TCE ou a um AlteaXL 1.4TSI.

Ainda não encontrava carros usados com motores 1.4 TCE  e por razões já descritas o motor TSI foi excluído.

Li muitos testes em revistas e impressões de proprietários em fóruns estrangeiros e também portugueses.

Constatei uma unanimidade em relação ao conforto do GrandModus, de tal forma que, e dado que se tratava de um modelo francês e monovolume, nem se quer me dei ao trabalho de o conduzir.

Confesso que também não conduzi o Clio, mas dadas as opiniões e por se tratar de um monovolume, deduzi que o conforto no Modus fosse superior.

A escolha resumiu-se pois à modularidade e estética. Aqui entrou a opinião da minha mulher que queria um monovolume a todo o custo e que adorou a estética.

Eu pessoalmente acho que as Break fazem melhor o seu trabalho, têm malas de maior volumetria e, como são mais baixas, têm uma aerodinâmica melhor e são mais leves, o que aumenta a eficiência do conjunto.

O carro que eu tinha era um Xsara Picasso HDI que me deixou muitas saudades, por razões que se seguem.

Sou do Algarve e comprei o carro em Lisboa com 33000Km e 2 anos.

Entro no carro para o trazer para o Algarve e logo duas grandes desilusões: consumo e conforto.

A uma média de 130 Km/h em A.E. o carro fazia-me 8l. Estava a contar com uns 7-7,5. Mas até aqui, uma vez que o carro iria ser convertido para GPL, ainda vá que não vá.

O que eu considero totalmente imperdoável foi a falta de conforto. Tendo em consideração tudo o que tinha lido ainda atribui o facto às jantes de 16" e esperei até mudar de pneus para ver o que dava.

Depois de investir numa jantes usadas de 15" de uma Renault Scenic I - fase II, que eu detesto, e nos pneus mais confortáveis que o livrete permitia (Michelin 175/65R15) registei uma melhoria, mas não significativa.

Fazer uma viagem em A.E. do Algarve para Lisboa chega a ser penoso e até o meu Fiat Punto de 94 é mais confortável.

Em resumo, ou há algum problema com o meu carro em particular, ou enfiei um grande barrete. Neste último caso não sei como como é que revistas da especialidade podem fazer apreciações considerando o carro como "confortável como seria de esperar de um francês".

Venham daí as vossas opiniões:

O vosso GrandModus é o não confortável?
Spritmonitor.de" border="0
6€/100Km; 136g CO2/km

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: Renault GrandModus 1.2TCE a GPL
« Responder #1 em: 16 de Abril de 2012, 18:49 pm »
acho que já te responderam em outro lado e na primeira pessoa como utilizador e como condutor , mas se calhar não te agradou a resposta . Eu já andei com um uns quantos quilometros e considero o carro confortavel , mas opiniões de conforto são como o rabo , cada um tem o seu

Offline GrandModusGPL

  • GrandModusGPL...shaken but not stirred!
  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Algarve
  • Mensagens: 61
Re: Renault GrandModus 1.2TCE a GPL
« Responder #2 em: 16 de Abril de 2012, 18:55 pm »
Estou a tentar perceber se há um problema com o meu carro, para isso preciso de comparar...

Por exemplo o Modus que conduziste era mais ou menos confortável que um Clio III?
Spritmonitor.de" border="0
6€/100Km; 136g CO2/km

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: Renault GrandModus 1.2TCE a GPL
« Responder #3 em: 16 de Abril de 2012, 19:03 pm »
há varias variaveis a ter em conta , jantes , pneus , suspenção , os proprios bancos , etc

Offline GrandModusGPL

  • GrandModusGPL...shaken but not stirred!
  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Algarve
  • Mensagens: 61
Re: Renault GrandModus 1.2TCE a GPL
« Responder #4 em: 16 de Abril de 2012, 19:34 pm »
As jantes e pneus são tão ou mais confortáveis do que os de origem de um Clio III (como escrevi 175/65 R15). Os bancos, sendo de série, também não me parece que façam grande diferença...

O que eu mais estranho é que sinto a mais pequena das irregularidades da estrada, não é tanto a dureza, é mais a "sensibilidade"...

Já agora acho que devia ter colocado a mensagem nos diários de bordo, vou escrevê-la lá e se calhar tentar apagar a atual... :embarrassed:
Spritmonitor.de" border="0
6€/100Km; 136g CO2/km

Offline tiagojpt

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 373
Re: Renault GrandModus 1.2TCE a GPL
« Responder #5 em: 16 de Abril de 2012, 19:52 pm »
Nunca conduzi um Modus em estrada, mas tenho feito bastantes km ao volante do ClioIII 1.2.

O carro é de facto suave e absorve bem as irregularidades da estrada, mas tem duas características que mancham um pouco o conforto em termos absolutos, a meu ver.

Assim que se entra em estradas com curvas e constantes acelerações e desacelerações, mesmo em condução completamente relaxada, a carroçaria adorna (demasiado) e o corpo de uma pessoa de estatura média desliza transversalmente no banco, que não tem qualquer envolvência, no sentido oposto ao das curvas que se vai abordando.

Ah! E o apoio lombar nos bancos também ficou na gaveta em algumas versões do ClioIII.

Ainda assim, o ClioIII e, penso que posso generalizar, o Modus não são exemplos de carros desconfortáveis.

Provavelmente o consumo instantâneo de cerca de 8l aos 120km/h se deva ao facto de a essa velocidade as RPM's já irem um pouco altas... Falta-lhe uma sexta longa para aguentar a velocidade em AE, mas não se pode ter tudo, infelizmente.


Offline Lipe

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Mensagens: 13329
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
Re: Renault GrandModus 1.2TCE a GPL
« Responder #6 em: 16 de Abril de 2012, 20:29 pm »
Eu já tive um modus de 2005 (1.5dci 65cv). Não vou poder falar da questão do motor pois nunca andei em modus TCe.

Bom, este modus tinha jante 15, de ferro e sinceramente sempre o achei muito confortável, se calhar dos melhores compactos que já me passou (em conforto). Viajava-se muito bem no carro.

Tenho agora um Clio III TCe e é de facto confortável, mas tenho jante 16' e noto alguma diferença em relação ao modus, é mais rijo, etc. (o que não se torna desconfortável). Em relação ao TCe no Clio, é um motor bastante económico para a potencia que tem, faço sem preocupações 7l de média, e neste momento até está em 6,7l.



 

Offline GrandModusGPL

  • GrandModusGPL...shaken but not stirred!
  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Algarve
  • Mensagens: 61
Re: Renault GrandModus 1.2TCE a GPL
« Responder #7 em: 16 de Abril de 2012, 21:02 pm »
Citar
a carroçaria adorna (demasiado)

tiagojpt, isso é precisamente o que eu sinto falta no Modus...

Uma das críticas que eu li em relação à anterior geração do Modus era que a carroçaria adornava demasiado, e o carro era por isso pouco seguro...ora isso a mim não me incomoda nada porque eu não faço uma condução desportiva.

Mas o que eu noto no Modus é exactamente o contrário, a carroçaria não adorna quase nada nas curvas, mesmo com os pneus 175/65R15, mas eu trocava bem esse comportamento por maior conforto.

Estou a ponderar fazer qualquer coisa a nível da suspensão, caso chegue à conclusão que o problema não é só do meu carro, mas o meu receio é que possa comprometer a segurança...

Lipe, então o Modus era mais confortável que o Clio III? Será possível que do Modus para o GrandModus tenham alterado a suspensão?
Spritmonitor.de" border="0
6€/100Km; 136g CO2/km

Offline Bruno DCI

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: sao joao da talha
  • Mensagens: 189
Re: Renault GrandModus 1.2TCE a GPL
« Responder #8 em: 16 de Abril de 2012, 21:28 pm »
Boas posso te dizer que o meu Modus e confortavel mesmo com jante 16 embora as vezes se sinta certas irregularidades do piso mas isso e normal agora nao posso dizer que e derconfortavel porque nao e....

Offline Lipe

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Mensagens: 13329
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
Re: Renault GrandModus 1.2TCE a GPL
« Responder #9 em: 16 de Abril de 2012, 22:02 pm »
Sim, eu achava o Modus que tive mais confortável do que o Clio III que tenho, mas era o 1º Modus e com jante 15. O Meu Clio tem jante 16.



Offline GrandModusGPL

  • GrandModusGPL...shaken but not stirred!
  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Algarve
  • Mensagens: 61
Re: Renault GrandModus 1.2TCE a GPL
« Responder #10 em: 16 de Abril de 2012, 22:08 pm »
Pois se calhar há algum problema com o meu...

Vou tentar ver se consigo arranjar forma de experimentar outro GrandModus antes de ir à Renault...já sei como são os mecânicos com estas coisas.

No meu xsara picasso diziam que o aquecimento do canhão da fechadura de ignição era do sol até que derreteu...instantaneamente aquilo que era uma "mania minha" passou a ser um problema de concepção do canhão.
Spritmonitor.de" border="0
6€/100Km; 136g CO2/km

Offline tiagojpt

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 373
Re: Renault GrandModus 1.2TCE a GPL
« Responder #11 em: 16 de Abril de 2012, 22:13 pm »
Boas posso te dizer que o meu Modus e confortavel mesmo com jante 16 embora as vezes se sinta certas irregularidades do piso mas isso e normal agora nao posso dizer que e derconfortavel porque nao e....
tiagojpt, isso é precisamente o que eu sinto falta no Modus...

Uma das críticas que eu li em relação à anterior geração do Modus era que a carroçaria adornava demasiado, e o carro era por isso pouco seguro...ora isso a mim não me incomoda nada porque eu não faço uma condução desportiva.

Mas o que eu noto no Modus é exactamente o contrário, a carroçaria não adorna quase nada nas curvas, mesmo com os pneus 175/65R15, mas eu trocava bem esse comportamento por maior conforto.

Estou a ponderar fazer qualquer coisa a nível da suspensão, caso chegue à conclusão que o problema não é só do meu carro, mas o meu receio é que possa comprometer a segurança...

Lipe, então o Modus era mais confortável que o Clio III? Será possível que do Modus para o GrandModus tenham alterado a suspensão?

É possível que tenham alterado taragens no GrandModus, por ser mais alto e tal... Será uma questão de tentares experimentar um Modus normal e tirar conclusões.

Ou então alguém que se disponibilize a comparar referências das peças usadas num e noutro, nomeadamente molas, amortecedores e barra estabilizadora.


Offline GrandModusGPL

  • GrandModusGPL...shaken but not stirred!
  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Algarve
  • Mensagens: 61
Re: Renault GrandModus 1.2TCE a GPL
« Responder #12 em: 16 de Abril de 2012, 22:28 pm »
O.K., tiagojpt, obrigado...
Spritmonitor.de" border="0
6€/100Km; 136g CO2/km

Offline rpfc

  • Co-Fundador
  • Louis Renault
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Estarreja
  • Mensagens: 3307
  • Renault Mudos 1.2 75cv
  • Garagem : Renault Modus 1.2 75cv 06.2005 (aka MUDOS)
Re: Renault GrandModus 1.2TCE a GPL
« Responder #13 em: 17 de Abril de 2012, 10:04 am »
bem, nao tenho um GModus, mas sim um Modus, que era Mudos..

ainda a semana passada fiz uma viagem de 400km com ele, em trabalho...e nao senti grande problema. E fiz A29, A17, A8, Nacionais, entre cidades e lugarejos.... e cheguei inteiro a casa! Bem, as unicas dores que tinha... foram as que já iam comigo... devido a uma "lesao" nas costas.. :(

De resto, pneus 165/65 R15... suspensao de origem... bancos de origem... tudo de origem, e sem problema. Se me perguntares, se já conduzi carros mais confortaveis? Claro que já... mas estamos a falar de uma "gama de entrada"...

Adornar? Pois claro que um carro destes, nao pode ter a relaçao ao solo, como um Golf (carro que tenho andado da empresa.. por comparaçao...) .. mas até ver, a facilidade de conduçao, no volante, é muito superior, por exemplo, no Modus :) (entao para estacionar... :) )

cumps!!

Offline GrandModusGPL

  • GrandModusGPL...shaken but not stirred!
  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Algarve
  • Mensagens: 61
Re: Renault GrandModus 1.2TCE a GPL
« Responder #14 em: 17 de Abril de 2012, 10:40 am »
O.K., obrigado rfcp...

Vou tentar ver consigo andar noutro GrandModus para comparar...é estranho dizer isto mas espero sinceramente que o meu carro tenha algum problema na suspensão.

É que para tornar os carros mais seguros há muitas soluções, agora mais confortáveis... :sad:
Spritmonitor.de" border="0
6€/100Km; 136g CO2/km