Autor Tópico: Laguna 1.9 Dci - Consumos Exageradamente altos  (Lida 26089 vezes)

Offline maddmaxx

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Gondomar
Laguna 1.9 Dci - Consumos Exageradamente altos
« em: 05 de Fevereiro de 2010, 21:02 pm »
Boas!
Estou com um problematizo que me está a comer a cabeça.
A minha Laguna 1.9DCI de 2003, há cerca de 1 ou 2 meses começou-me a fazer consumos malucos.
A minha condução é muito soft e sempre fiz médias na minha zona de 6.3. Ultimamente esta média subiu para 8 e mais. Ando igual os percursos são os mesmos, alias até tenho por causa desta situação andado mais cuidadoso.Por exemplo, basta acompanhar o pedal numa recta muito devagar onde antes nas mesmas circunstancias bebia 4 agora vai a beber 6.8 (instantâneo), numa estrada que tem uma inclinação muito reduzida ando normalmente (soft claro), e ele em instantaneo mama logo 23l/100, eu acho que nunca tinha visto médias tão altas em instantâneo mesmo assapando e a subir bem.
Ultimamente tenho andado muito mas muito pouco com a carrinha, ando uns 30/a50km por semana, pois para trabalhar pego outro.
No entanto a minha bateria deve estar a dar as ultimas, pois com o motor desligado os vidros a fechar já arrastam, e não sei se tem algo a ver com os consumos, mas o aquecimento demora muito mais a aquecer e não sei se poderá ter a ver com a bateria, mas ao abrir a porta do condutor o carro não destranca logo, embora a luz acenda logo, mas o carro só destranca um bocadito mais tarde (o tempo varia).
A bateria poderá estar relacionada com algum destes sintomas?
Eu lembrei-me da bateria, porque um amigo com 1 megane um dia ia descansado e as escovas e ponteiros começaram a bater mal tudo ali a mexer e o problema e o carro morreu. Trocou a bateria e o problema era esse. Como isto é tudo electrónico lembrei-me pois são sintomas que surgiram ao mesmo tempo
Alguém sabe o que poderá estar atrás destes sintomas?
Devo mudar a bateria? Não queria gastar cerca de 100euros e não ser a bateria.
Informaram-me também que algo que poderia estar a gerar essa situação podia ser o termostato avariado e o carro estar sempre frio, a ser verdade isso influi nos consumos instantâneos? É que em instantâneo o carro chega aos 30 a brincar.
E deitei atenção à temperatura, e uma coisa noto, o aquecimento do habitáculo não é o mesmo (penso que nem perto chega) e com o carro quase frio a descer uma rua com ele ao relantim, quando chega ao final está quase frio novamente, e demora muito mas muito mais a aquecer o motor, e quando ele chega ao final dessa rua, a sofagem está a deitar ar frio.

Que vos parece?

Desde já o meu obrigado ;)

Offline nelsonjrgomes

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Garagem : Renault Grand Scénic 1.6 dci Bose Edition
Re: Laguna 1.9 Dci - Consumos Exageradamente altos
« Responder #1 em: 05 de Fevereiro de 2010, 22:39 pm »
Em primeiro lugar, assumimos que tens os pneus com pressão correcta, certo? E o filtro de ar não está demasiado sujo que bloqueie a passagem do ar...

Bem, eu também noto que a minha consome mais no Inverno que na primavera/verão, devido à temperatura exterior ser muito baixa e devido à chuva, há sempre mais equipamentos eléctricos ligados, o que acabam por fazer subir um pouco os consumos. Mas não tão exagerados...

Em primeiro lugar, os consumos do CB estão correctos? Experimenta atestar o depósito, andar umas centenas que quilómetros, volta a atestar e calcula manualmente os consumos - poderá ser o CB a receber dados errados.

Em segundo lugar, e com consumos de gasóleo tão elevados, a carrinha não deita muito fumo preto? Pois se há um consumo de gasóleo superior, e pelo que dizes não tens uma condução agressiva, poderia haver combustível mal queimado...

De qualquer forma, e se o problema não for do termostato, eu iria a um Concessionário ver se não haveria nenhum problema com os injectores ou com o turbo (os turbos do 1.9 dci da colheita dessa Laguna deram muuuuuuuuuitos problemas aos donos...)

Um abraço, e boa sorte com a Laguna!
À medida que envelheço, há duas coisas que não param de crescer: a minha barriga, e a minha caixa de ferramentas...

Offline maddmaxx

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #2 em: 05 de Fevereiro de 2010, 23:19 pm »
Em primeiro Lugar, obrigado pela resposta.

Relativamente ao CB, eu acho que ele está a dizer o correcto, porque o gasóleo efectivamente desaparece, o ponteiro desce mais rápido que o normal.
No que se refere ao fumo, ela não deita, deixa claro se puxar um bocado mais, mas isso sempre o fez.
Do Turbo eu não creio, ele nunca dei problemas (tambem da forma que eu ando ele quase nao deve esforçar).
Terei que ver o termostato, pois a situação das temperaturas mosytra que o problema poderá ser daí, apenas não sabia que poderia a ter a ver com consumos elevador o facto de o termostato estar com problemas. Uma coisa é certa, o carro demora muito mas muito a aquecer e arrefece depois de quente se não estiver a ser puxado (descida).
Na eventualidade de ser termostato, isto poderá rondar quanto?

E aconselham a fazer o que?

Obrigado

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
« Responder #3 em: 06 de Fevereiro de 2010, 01:35 am »
Sinceramente, vai á Renault e liga a carrinha à clip, é sempre melhor que por tentativas  :wink:
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline Hardcore

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
    • O meu Megane
  • Garagem : Megane II Fase I 1.9 Dci
« Responder #4 em: 06 de Fevereiro de 2010, 01:51 am »
Sinceramente, vai á Renault e liga a carrinha à clip, é sempre melhor que por tentativas  :wink:

Exacto!
Acho que em vez de se andar a especular, cada um com sua ideia, devias de passar Renault, eles com certeza que já terão uma ideia do que será porque o teu caso não deve ser o unico.

Abraço!

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
« Responder #5 em: 06 de Fevereiro de 2010, 03:31 am »

Exacto!
Acho que em vez de se andar a especular, cada um com sua ideia, devias de passar Renault, eles com certeza que já terão uma ideia do que será porque o teu caso não deve ser o unico.

Abraço!

E mesmo alem da especulação, se notas um aumento de consumos, alguma coisa nao está bom, e antes que forces em demasia, é preferivel ires verificar já  :wink:

Ve filtro do ar como ja foi dito, alem disso só mesmo na Renault  :wink:
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline deathophobia

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Nelas
  • procuro padrinho que trabalhe num IPO
  • Garagem : Clio RSi Mk1 ph3 Laguna Break 1.9 dci Privilege
« Responder #6 em: 06 de Fevereiro de 2010, 05:07 am »
boas...

mais um com consumos elevados...  a minha anda sempre por volta dos 8 - 9/100  tanto ande a 50 como a 200, costuma descer um pouco,la prós 7/100 com gasóleo do bom ex:galp, mas se colocar nas bombas brancas ex:intermarche volta a subir para os 8,9/100...  já liguei a laguna a maquina e nada acusou...

Offline Logic

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Charneca Caparica
« Responder #7 em: 06 de Fevereiro de 2010, 08:52 am »
Sendo um modelo de 2003, não deveria dar a raia que os modelos de 2001 derão...

Offline nelsonjrgomes

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #8 em: 06 de Fevereiro de 2010, 10:37 am »
Os modelos de 2003 ainda deram muitos problemas a nível de Turbo (eu que o diga...)
À medida que envelheço, há duas coisas que não param de crescer: a minha barriga, e a minha caixa de ferramentas...

Offline maddmaxx

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #9 em: 06 de Fevereiro de 2010, 11:43 am »
Eu na Laguna costumo meter na REPSOL e meto sempre aquele mais caro.
o Filtro do ar não é porque apenas tem 5.000km e fui eu que o meti.
Aposto no Termostato pelo que me foi dito e pelo que vejo no carro.
Mas especulações à parte, vou ter mesmo que ir ao mecânico ligar isto à maquineta e ver. Mas caso seja termostato, a máquina acusa? Relativamente aos turbos dar problemas daqui e dali, pelo que sei (não é quase nada, apenas li não sei onde), foi resolvido isso nos finais do ano de 2002 e que a partir de maio de 2003 ou assim já vinha resolvido. Independentemente disso, não me parece que tenha problemas a esse nível, e eu como referi ando muito mas muito soft mesmo.
Obrigado pelas dicas ;)

Offline nelsonjrgomes

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #10 em: 06 de Fevereiro de 2010, 12:08 pm »
Mas especulações à parte, vou ter mesmo que ir ao mecânico ligar isto à maquineta e ver. Mas caso seja termostato, a máquina acusa? Relativamente aos turbos dar problemas daqui e dali, pelo que sei (não é quase nada, apenas li não sei onde), foi resolvido isso nos finais do ano de 2002 e que a partir de maio de 2003 ou assim já vinha resolvido. Independentemente disso, não me parece que tenha problemas a esse nível, e eu como referi ando muito mas muito soft mesmo.
Obrigado pelas dicas ;)

As de 2003 ainda deram muitos problemas de turbo - a minha é de Junho de 2003, data de fabrico de meados de maio de 2003 (algumas peças que já desmontei tÊm datas de fabrico de maio, logo a construção será de maio/junho), e rebentou o turbo em grande aos 78.000 km - e eu também nunca fui de puxar muito por ela (não sei o anterior dono)...

Mas claro está, esperemos que não seja nada de mais (os turbos não têm que rebentar, especialmente se tiverem sido bem cuidados, especialmente no que à lubrificação diz respeito).

A minha presentemente tem marcado no CB um consumo médio de 8.1, mas sendo elevado, eu não acho exagerado, pois a coitada praticamente só faz cidade e 2ª circular em hora de ponta, percursos relativamente curtos, com AC ligado para desembaciar... Cá está, depende muito do uso que lhe é dado...

Offline maddmaxx

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #11 em: 06 de Fevereiro de 2010, 13:41 pm »
Obrigado pelas dicas ;)

As de 2003 ainda deram muitos problemas de turbo - a minha é de Junho de 2003, data de fabrico de meados de maio de 2003 (algumas peças que já desmontei tÊm datas de fabrico de maio, logo a construção será de maio/junho), e rebentou o turbo em grande aos 78.000 km - e eu também nunca fui de puxar muito por ela (não sei o anterior dono)...

Mas claro está, esperemos que não seja nada de mais (os turbos não têm que rebentar, especialmente se tiverem sido bem cuidados, especialmente no que à lubrificação diz respeito).

A minha presentemente tem marcado no CB um consumo médio de 8.1, mas sendo elevado, eu não acho exagerado, pois a coitada praticamente só faz cidade e 2ª circular em hora de ponta, percursos relativamente curtos, com AC ligado para desembaciar... Cá está, depende muito do uso que lhe é dado...

Pelo que sei o turbo ainda faz uns assobios antes de ir à vida nao é?
Se um dia ele vai à vida que remédio tem uma pessoa que trocar, e trocando, esse problema de turbos acabam?. Relativamente  aos consumos isto parece-me francamente  algo relacionado com a temperatura, pois está sempre o carro frio. Antes aquecia rápido, agora demoram quilómetros e nunca chega  meio onde antes estava normalmente.
Segunda vou ver se vou a um mecânico liga-lo à maquina a ver o feedback do mecânico relativamente a esta situação.

Offline maddmaxx

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #12 em: 06 de Fevereiro de 2010, 14:10 pm »
Já agora surge-me uma questão
Caso seja algo relacionado com o termostato, ligando o carro à máquina o problema é detectado?
Na eventualidade se ser esse o problema, alguem tem uma ideia de valores associados a uma reparação dessas?
Obrigado

Offline alvaro carvalho

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
« Responder #13 em: 06 de Fevereiro de 2010, 17:01 pm »
...o Filtro do ar não é porque apenas tem 5.000km e fui eu que o meti....

Eu pergunto: será q o filtro está bem colocado?

Tambem pode ser essa valvula do termostato q se avariou aberta e nesse caso o motor nao atinge a temperatura de funcionamento...
Já me aconteceu num R21 há uns anos.
Isso é barato

cumptos
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline maddmaxx

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #14 em: 07 de Fevereiro de 2010, 09:39 am »
...o Filtro do ar não é porque apenas tem 5.000km e fui eu que o meti....

Eu pergunto: será q o filtro está bem colocado?

Tambem pode ser essa valvula do termostato q se avariou aberta e nesse caso o motor nao atinge a temperatura de funcionamento...
Já me aconteceu num R21 há uns anos.
Isso é barato

cumptos

O filtro está bem colocado, ele foi colocado nos finais de agosto e só agora ha cerca de 2 ou 3 semanas notei esta situação. Como não ando com o carro não dei conta disso, e alem do mais tenho para mim que a avaria do termostado até tem algo a ver com o pouco uso que o carro tem.

Obrigado