Já agora, para um leigo: como se "detecta" a dita regeneração do FAP?
InÃcio do ano, tempo para o balanço de pouco mais de 3 anos e meio de convivência com um carro equipado com FAP.Para os que não sabem, trata-se de um Mégane III Sport Tourer, equipado com o 1.5 dCi de 90cv.Neste momento o carro conta com quase 48.000 km.Já foi referido neste tópico, por mim e por outros users, que uma das particularidades do sistema no 1.5 dCi, reside no facto de existir um 5º injector aplicado no filtro, injector esse que evita que os outros 4 despejem gasóleo à bruta para a camara de combustão (para aquecer a linha de escape e assim fazer a regeneração). Um dos problemas das regenerações com sistema sem este injector adicional, reside na possibilidade de o gasóleo em excesso poder escorrer para o cárter e assim contaminar o óleo e também fazer subir o seu nÃvel.Pois bem, pegando neste assunto do óleo, nunca notei nada disso de contaminações, porque não se coloca neste motor. O consumo de óleo é perfeitamente normal e ao contrário de outros motores com FAP, o nÃvel desce ao contrário por exemplo de um Mazda 6 de um colega meu. (só para chatear o gajo, até lhe digo que o motor do carro dele é espectacular, porque em vez de gastar óleo, acaba por o fazer nascer) Agora focando a atenção no mito de que carro com FAP não pode ser usado em ambiente urbano. Uma das coisas que mais vezes é referida, é que com um motor com FAP, tem que todas as semanas ir pelo menos uma vez fazer uma tirada em AE, para "limpar" o dito cujo. Pois bem, para os motores que não possuem o sistema do 1.5 dCi, admito que causa alguns constrangimentos, mas neste caso é a mais pura especulação.O meu percuso casa-trabalho + trabalho-casa resume-se a 8+8 km.Apesar de me deslocar de uma localidade para outra (com mais uma pelo meio), o percuso é urbano pois quando não é mesmo no interior de localidades, as ligações são feitas em estradas que têm coisas espectaculares como semáforos e rotundas a pontapé. No inverno esta deslocação de 8 km, na maioria dos casos nem para o motor aquecer serve. A juntar a isto, por vezes ao fim de semana nem anda. Resumindo, tudo condições ideais para "entupir" o FAP.Se já fez regenerações? Claro que sim, pois nenhum FAP "aguenta" quase 48.000 km sem que tal aconteça. E agora de que forma é que estas são "sentidas"?Um incremento muito ligeiro na rotação do motor, idêntico ao que se nota quando o AC está desligado e alguém o liga. A ventilação do radiador também fica activa durante a regeneração e o motor altera muito ligeiramente o seu trabalhar. De resto não se nota mais nada.Cuidados que tenho com o sistema?Rigorosamente nada. A Renault diz que o óleo é para 30.000 km ou 2 anos. Mudo todos os anos porque acho que 2 anos para o óleo é abusar. Gasóleo é do que calha, normalmente é o mais barato que me aparece.Nunca chateou, mas óbviamente é mais uma peça que pode avariar. Mitos de que o FAP só dura 2 ou 3 anos, como já ouvi por aÃ, neste caso o da minha sucata já deve alguns meses à prensa.Volto a dizer que é O FAP e não A FAP. É um filtro e não uma "filtra".