Uma pequena subida de rotação a passar de caixa?Isso não tem nada a ver com o FAP, ou o teu está sempre a regenerar?
Boas.No Manual Haynes do Megane de 2008 a 2014 encontrei esta recomendação que passo a citar, para o caso de ter interesse ou acharem que está correta ou não, visto no manual do veiculo não dizer nada sobre o assunto."Particulate filter.-Regeneration of the filter only takes place above 12 mph once the engine is fully warmed up. Faz também com o carro parado, nota-se um ligeiro incremento na rotação do motor e o ventax do radiador liga. -There may be a slight drop in performance whilst regeneration is taking place. Normal-If the vehicle is used mostly in stop/start trafic, it may never get up to operating temperature. Always use the vehicle for an extended high speed run every 1000 miles or so. Não faço isso. Ele se achar que tem que regenerar, que o faça até porque não é necessário ir dar uma volta em high speed como eles dizem.-All models fitted with a Diesel Particulate Filter (DPF) have an oil quality monitoring system fitted. Regeneration tends to dilute the engine oil as fuel is injected post compression.If the oil quality warning appears, check the oil level and change the oil at the earliest opportunity. Este "coiso" existe mas nos 1.5 dCi com FAP como existe o 5º injector, a contaminação do óleo com combustível não se coloca. O diesel necessário para regeneração é pulverizado pelo tal 5º injector directamente no FAP.-Do not use "home brew" diesel oils - they will rapidly block the filter". Uso sempre o preconizado pela marca Elf Solaris DPF ou o actual Elf Solaris FE. Ambos com viscosidade 5W30.Pergunto aos entendidos.Isto é para a generalidade dos FAP, ou o sistema de funcionamento do FAP do Megane não é exatamente como está nesta citaçao da Haynes?...Cumptos
Não tem nenhum aditivo. Desligar durante a regeneração não é bom em carro nenhum. Mas geralmente quase nem se dá conta das regenerações, em andamento a quantidade de fuligem no filtro vai aumentando e diminuindo.Para manter o filtro limpo é de vez em quando é a manter a velocidade em qualquer mudança ás 2.500/3.000rpm, quem diz que é andar a fundo é porque não percebe nada do que está a dizer. A puxar até pode entupir mais