Autor Tópico: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc  (Lida 253903 vezes)

Offline Kovinha

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Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #150 em: 22 de Maio de 2015, 22:45 pm »
Obrigado ;)

Então dai eu notar um pequeno rotação "extra" de cada vez que engreno uma mudança... O tipo do stand disse-me que era normal, mas como foi o primeiro carro que conduzi que fazia aquilo e que tinha FAP, agora sim está explicado..


Offline Rui

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Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #151 em: 22 de Maio de 2015, 22:51 pm »
Uma pequena subida de rotação a passar de caixa?
Isso não tem nada a ver com o FAP, ou o teu está sempre a regenerar?
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Offline pjrcampos

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Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #152 em: 22 de Maio de 2015, 22:56 pm »
Ainda agora ao chegar a casa o Clio estava a fazer. Estranhei que parei duas vezes nos ssemáforos, e deu "start/stop indisponivel". Depois ao chegar à garagem notei a rotação mais alta, e um cheiro a queimado...:-) .
Mas como já disse, não é tao linear a questão do FAP em cidade. A minha laguna ficou duas vezes na estrada à conta dele, pois faço muita cidade... Parece mais uma questão de sorte...

Offline Kovinha

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Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #153 em: 24 de Maio de 2015, 19:31 pm »
Uma pequena subida de rotação a passar de caixa?
Isso não tem nada a ver com o FAP, ou o teu está sempre a regenerar?

Sim Rui: quando faço passagem de caixa, a rotação sobe um bocadinho, parece uma espécie de lag... Mas já andei em mais Clios IV e todos eles fazem isso, associando eu que fosse dessa "treta" do FAP...

Offline carlosjcm

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Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #154 em: 24 de Maio de 2015, 20:15 pm »
Mas não está relacionado a isso ;)

Offline alvaro carvalho

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Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #155 em: 08 de Setembro de 2015, 09:13 am »
Boas.
No Manual Haynes do Megane de 2008 a 2014 encontrei esta recomendação que passo a citar, para o caso de ter interesse ou acharem que está correta ou não, visto no manual do veiculo não dizer nada sobre o assunto.

"Particulate filter.
-Regeneration of the filter only takes place above 12 mph once the engine is fully warmed up.
-There may be a slight drop in performance whilst regeneration is taking place.
-If the vehicle is used mostly in stop/start trafic, it may never get up to operating temperature. Always use the vehicle for an extended high speed run every 1000 miles or so.
-All models fitted with a Diesel Particulate Filter (DPF) have an oil quality monitoring system fitted. Regeneration tends to dilute the engine oil as fuel is injected post compression.If the oil quality warning appears, check the oil level and change the oil at the earliest opportunity.
-Do not use "home brew" diesel oils - they will rapidly block the filter"

Pergunto aos entendidos.

Isto é para a generalidade dos FAP, ou o sistema de funcionamento do FAP do Megane não é exatamente como está nesta citaçao da Haynes?...

Cumptos
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Offline Rui

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Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #156 em: 08 de Setembro de 2015, 12:34 pm »
Boas.
No Manual Haynes do Megane de 2008 a 2014 encontrei esta recomendação que passo a citar, para o caso de ter interesse ou acharem que está correta ou não, visto no manual do veiculo não dizer nada sobre o assunto.

"Particulate filter.
-Regeneration of the filter only takes place above 12 mph once the engine is fully warmed up. Faz também com o carro parado, nota-se um ligeiro incremento na rotação do motor e o ventax do radiador liga.
-There may be a slight drop in performance whilst regeneration is taking place. Normal
-If the vehicle is used mostly in stop/start trafic, it may never get up to operating temperature. Always use the vehicle for an extended high speed run every 1000 miles or so. Não faço isso. Ele se achar que tem que regenerar, que o faça até porque não é necessário ir dar uma volta em high speed como eles dizem.
-All models fitted with a Diesel Particulate Filter (DPF) have an oil quality monitoring system fitted. Regeneration tends to dilute the engine oil as fuel is injected post compression.If the oil quality warning appears, check the oil level and change the oil at the earliest opportunity. Este "coiso" existe mas nos 1.5 dCi com FAP como existe o 5º injector, a contaminação do óleo com combustível não se coloca. O diesel necessário para regeneração é pulverizado pelo tal 5º injector directamente no FAP.
-Do not use "home brew" diesel oils - they will rapidly block the filter". Uso sempre o preconizado pela marca Elf Solaris DPF ou o actual Elf Solaris FE. Ambos com viscosidade 5W30.

Pergunto aos entendidos.

Isto é para a generalidade dos FAP, ou o sistema de funcionamento do FAP do Megane não é exatamente como está nesta citaçao da Haynes?...

Cumptos

Respostas a vermelho.
Essas citações da Haynes são genéricas e não se aplicam a 100% ao caso.
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Offline alvaro carvalho

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Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #157 em: 08 de Setembro de 2015, 13:33 pm »
A mim realmente pareceu-me bastante genérica esta recomendação.

Mas como vem no Manual do megane 5955 fiquei na dúvida.

cumptos


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Offline Dyk

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Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #158 em: 15 de Outubro de 2015, 12:43 pm »
olá viva, sou novato por estes lados e adquiri à poucos meses o meu primeiro carro da Renault, um Clio IV DCI 90CV 82G deste ano.
Gostaria agora de colocar umas perguntas simples sobre este modelo, nomeadamente sobre o sistema de regeneração.
Ora já conto com quase 8000klm e até agora ainda não me apercebi o carro a fazer regeneração, o que me deixa curioso de como o sistema FAP funciona neste modelo.
Este modelo possui o tal 5 injector no filtro de partículas?
Ele usa um aditivo para ajudar a regeneração? Se sim, quando está previsto repor-lhe?
Podemos desligar o carro sem danificar com a regeneração activa?

Offline Rui

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Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #159 em: 15 de Outubro de 2015, 21:29 pm »
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Offline Dyk

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Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #160 em: 16 de Outubro de 2015, 20:41 pm »
Obrigado, por acaso já tinha lido mesmo antes de me ter registado no forum, ainda assim não responde a duas questões que são, este motor possui um aditivo para a regeneração? Do género dos PSA 1.6HDI? Desligar o carro durante uma regeneração pode danificar algo?
« Última modificação: 16 de Outubro de 2015, 21:42 pm por Pisse Bue Murcha »

Offline RenaultTurbo

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Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #161 em: 16 de Outubro de 2015, 20:47 pm »
Não tem nenhum aditivo. Desligar durante a regeneração não é bom em carro nenhum. Mas geralmente quase nem se dá conta das regenerações, em andamento a quantidade de fuligem no filtro vai aumentando e diminuindo.
Para manter o filtro limpo é de vez em quando é a manter a velocidade em qualquer mudança ás 2.500/3.000rpm, quem diz que é andar a fundo é porque não percebe nada do que está a dizer. A puxar até pode entupir mais :wink:

Offline alvaro carvalho

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Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #162 em: 17 de Outubro de 2015, 10:06 am »
Pois eu no meu Megane que tenho há cerca 3 meses também ainda não me apercebi de nada...

Hoje vai a Leiria e volta e ja deve ficar "limpinho, limpinho"    lol
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Offline Dyk

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Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #163 em: 17 de Outubro de 2015, 15:53 pm »
Não tem nenhum aditivo. Desligar durante a regeneração não é bom em carro nenhum. Mas geralmente quase nem se dá conta das regenerações, em andamento a quantidade de fuligem no filtro vai aumentando e diminuindo.
Para manter o filtro limpo é de vez em quando é a manter a velocidade em qualquer mudança ás 2.500/3.000rpm, quem diz que é andar a fundo é porque não percebe nada do que está a dizer. A puxar até pode entupir mais :wink:
Eu pelo que percebi, ao desligar o carro interrompendo uma regeneração não contamina o óleo, tenho é interesse em saber o que estaria a danificar se o fizesse.

O interromper uma regeneração, o carro não a activa novamente logo que o carro volta à estrada?

O meu problema é que não consigo sentir quando ele esta a fazer isso, o carro que tinha anterior e até mesmo o PSA 1.6HDI que também não é muito fácil de perceber consigo, mas este não consigo e como é óbvio não o quero danificar.

Acho ridículo os anos que este sistema já existe, e ainda não existe uma indicação no painel através de uma luz ou algo que avise quando o sistema esta em funcionamento, ou até mesmo um indicador com uma espécie de barra que mostrasse a pressão entre motor e filtro de partículas, tipo um indicador do quanto o filtro tem kaka acumulada e disponibilizasse um botão para fazer uma regeneração agendada pelo condutor.
 

Offline RenaultTurbo

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Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #164 em: 17 de Outubro de 2015, 16:01 pm »
Não volta a activar porque existem condições especificas para que faça a regeneração. Até podias ter uma luz mas ias provavelmente vê-la acesa constantemente. O filtro vai-se limpando várias vezes em andamento.