Autor Tópico: Consumo Laguna III 2.0 DCI Cx auto  (Lida 28069 vezes)

Offline jpcanta

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Alcochete
  • Vive a Vida!
  • Garagem : Renault Laguna III 2.0 Dci INITIALE Cx Auto
Re: Consumo Laguna III 2.0 DCI Cx auto
« Responder #15 em: 20 de Maio de 2012, 21:14 pm »
Boas a todos,

Relativamente à manutênção:
A carrinha era de um contracto de renting, e tanto quanto me foi dado a conhecer, a carrinha fez o programa de revisões que a marca aconselha. Está agora com 52900 Km, pegamos nela com 51000 Km, e o último dono/utilizador diz que fez uma mudança de óleo ao abrigo do contracto de renting uns dias antes de entregar a carrinha. No computador indica revisão dentro de 20000 e qualquer coisa Kms, portanto parto do principio que está tudo em ordem. A carrinha tem jantes 18, que julgo ser um extra além do nível de equipamento inicial. Contudo no documento único automóvel estava outra medida de pneu/jante, mas a carrinha já fez inspecção no sentido de alterar esse "pormenor" que julgo ter sido um erro de "papel".

Há outro dado importante: apesar de não ser acelera com o carro cheio com família, já fiz um pequeno ensaio de velocidade máxima, e carrinha tem dificuldade em superar os 190 Km/h, longe dos 210 anunciados!

Agradeço no entanto o manifesto do Ricardo que mostrou valores completamente diferentes daquilo que alcanço, e que de facto indicia que estou com problemas! Os valores de consumo que publiquei há pouco foram porta/porta, com 2/3 do percurso em AE.

A nossa média nos três depósitos que já fizemos tem sido sempre superior a 10 l/100 Km, isto tendo algum cuidado com o pé. Sei bem o que isso significa, pois para além de ter mais 5 carros sou grande fã de tudo o que diz respeito a automóveis/motos e até algum conhecimento de mecanica (apenas por hobbie).
Por exemplo, a cerca de 110/120, e com o pé levantado e em plano, o consumo instantâneo é cerca de 10 L !!!!!!

Peço ao Ricardo para confirmar que o modelo da Laguna que tem é com caixa automática, pois se sim, esta semana não me resta outra opção que não ir a um concessionário Renault para verificar esta situação. Já agora e ainda para o Ricardo, fizeste alguma reprogramação) Penso que a minha está de origem.

Cumprimentos
JPCanta
JPCanta

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #16 em: 20 de Maio de 2012, 21:24 pm »
pois, bem me parecia que querias ouvir uma resposta do genero , estás com problemas ...
até poderás realmente estar , mas agora disses te muito ... Jantes 18 ...
Para teres uma ideia , a laguna III do caçoilauto ronda os 9 litros urbano de consumo , com jantes 18 , caixa manual .
Portanto , fazeres mais 1 litro com caixa auto , é perfeitamente e absolutamente normal .
A minha é uma laguna II , jantes 17 , e raramente anda abaixo dos 8 litros .
A do cunhado do ricardo , julgo ter jante 17 , alem disso , a mesma encontra se no luxemburgo , local mais direito e sem praticamente subidas e descidas ( sim , influencia muito ) e com estradas quase sem trafego urbano . Alem disso , não diz quantos quilometros foram feitos e a que medias de velocidades .
Antes de julgares que tens um problema , começa por :
- verificar a manutenção ( duvido de uma revisão feita aos 50 mil km pois a renault não preconiza nada aos 50 mil km, muito menos a leaseplan iria pagar uma revisão para a seguir vender a viatura )
- faz uma media de 800 a 1000km no cb e verifica a media
- faz uma media a unha , atesta , coloca a 0 , anda 100 kms e volta a atestar

Agora se preferes a resposta do carro tem um problema , então ignora o meu post

Offline jpcanta

• 1.0 SCe
  • *
  • Vive a Vida!
« Responder #17 em: 20 de Maio de 2012, 21:50 pm »
Artur,

O meu desejo é que esteja tudo bem com o carro, por isso pedi a vossa ajuda no sentido de comprovar os consumos que tenho tido.
No entanto vóleo a frisar que estas medias superiores a 10 l são de um deposito completo e no cb. Ainda não fiz a confirmação, mas temos feito 500 e qualquer coisa kms por deposito. E colocamos sempre mais dezenas de litros do que as centenas de kms feitos, por isso mesmo de cabeça se vê que fazemos mais de 10 l aos 100!!!

Se tudo estiver bem com a  carrinha, apenas tenho que exprimir o meu descontentamento com este item, pois parece, daquilo que conheço, descabido.

Obrigado
JPCanta

Offline Ricardo

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Garagem : Megane 3 RS 265cv / Twingo Sport 0.9
« Responder #18 em: 20 de Maio de 2012, 21:55 pm »
Exatamente como o Artur referiu é de jante 17' , e as estradas são completamente diferentes  :wink:

Olha, falei agora com o meu conhado o dono da Laguna ele esta a fazer 7.5 e já fez 200 e tal kms.
Ele também me disse, que durante algum tempo andou a fazer 9.0/9.5
E sim, como perguntas-te também é caixa automática  :wink:

Olha também uma coisa, certamente deves ter o AC Automático, o problema das médias ao inicio quando o meu conhado comprou a carrinha, era o AC ligado, porque ele nunca reparou, vê isso, existe um botão para por o AC OFF!
Vai dizendo alguma coisa  :wink:

Offline jpcanta

• 1.0 SCe
  • *
  • Vive a Vida!
« Responder #19 em: 20 de Maio de 2012, 22:18 pm »
Obrigado Ricardo,

Estive a ver agora o http://www.spritmonitor.de/en/overview/41-Renault/371-Laguna.html?fueltype=1&fuelsort=1&vehicletype=1&constyear_s=2008&constyear_e=2011&power_s=149&power_e=155&gearing=2&powerunit=2, que tem os consumos de laguna 2.0 dci 150 Cv cx automática, e varia de 5,78 a 8,92!

Hoje quando fiz média de 8,6 vim mesmo a pisar ovos, em IC a 90/100, sem subidas ou descidas acentuadas (moro na margem sul do Tejo - Alcochete), portanto julgo ser dificil fazer muito abaixo disso, e muito menos se esse não for o nosso trabalho/preocupação.

Vou colocar consumos médios (e máximos que já fiz) dos meus outros carros para que vejam o tipo de condutor que sou:
1- Jaguar XF 3.0 D Portofolio S (275 Cv): 9,5 (max 11)
2- BMW Z4 3.0i roadster (231 Cv): 10 (max 12)
3- Mini Cooper D (110 Cv): 5,8 (max 6,5)
4- NISSAN Patrol Gr 2.8 TD (115 Cv): 13,5 (max 15)
5- Renault Megane 1.5 Dci (100 Cv): 5,4 (max 7)

JPCanta

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #20 em: 20 de Maio de 2012, 22:22 pm »
permite me que te diga que és um pastelão lolololol
no Z4 3.0I que tive , fazer menos de 16 era uma aventura lololol
alias, não descansei enquanto não o despachei, pois odiei a caixa :S lenta como tudo nas passagens e nem os comandos do volante ajudavam

Offline Ricardo

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #21 em: 20 de Maio de 2012, 22:23 pm »
Artur agora estives-te bem  :laugh:

Mas faz como te digo, vê se por acaso não andas com o AC ligado  :wink:

Offline jpcanta

• 1.0 SCe
  • *
  • Vive a Vida!
« Responder #22 em: 20 de Maio de 2012, 22:45 pm »
O meu Z4 é manual.

Tenho andado com o a/c ligado.

Já viram o spritmonitor.de?
JPCanta

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #23 em: 20 de Maio de 2012, 22:48 pm »
já vi o spritmonitor e nunca consegui fazer os consumos mais altos deles lolol
já vi lá A4 tdis a fazerem 4 litros lolol

Offline Ricardo

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #24 em: 20 de Maio de 2012, 22:54 pm »
Quando fores abastecer, faz reset ao CB e tenta fazer + ou - 100 kms de AC desligado  :wink:

Offline jpcanta

• 1.0 SCe
  • *
  • Vive a Vida!
« Responder #25 em: 20 de Maio de 2012, 23:40 pm »
Ok, vou tentar fazer alguns Kms sem A/C, sobretudo antes do Verão!

Obrigado pelas dicas.

No entanto, não quero deixar de transmitir que nos restantes itens a carrinha satisfaz bastante: conforto, requinte e sensação de robustez, isto tudo é salientado com o nível de equipamento INITIALE.
JPCanta

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
« Responder #26 em: 20 de Maio de 2012, 23:49 pm »
E se compraste usada, faz-lhe a troca dos oleos e filtros ;)
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline jpcanta

• 1.0 SCe
  • *
  • Vive a Vida!
« Responder #27 em: 21 de Maio de 2012, 08:45 am »
Hoje vou ligar para o concessionário onde a carrinha fez as manutenções para saber se tudo está em ordem.
JPCanta

Offline jpcanta

• 1.0 SCe
  • *
  • Vive a Vida!
« Responder #28 em: 21 de Maio de 2012, 12:40 pm »
Já falei com o anterior proprietário sobre os consumos.

Disse que 10/11 litros era o que fazia exclusivamente em Cidade. Em estrada ou AE, e não excedendo os 140, disse que fazia entre os 7,5 e 8 l.

Aliás, recordo-me que quando testei a carrinha, ela tinha 7,5 de média no computador, isto sem o proprietário ter feito qualquer referência a esse item.

Aconselhou a levar a carrinha a um concessionário para check up.
JPCanta

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #29 em: 21 de Maio de 2012, 12:47 pm »
é lógico que alguns componentes tem influencia, mas o pé direito tem mais, lol por exemplo o meu boss foi de ponte de sor para a golega, com a carrinha com um reboque com 2 cavalos e fez medias de 13l/100km depois eu fiz o percurso inverso e fiz media de 11,5l/100 km, mas é claro que filtros sujos, e outros componentes desafinados ajudam muito às medias a subir lol