Boas dmg9,
Sei que vou tarde...contudo caso ainda estejas a procura de um 21 turbo dou-te as seguintes dicas...
Se queres utilizar o 21 para percursos com trasito o consumo ronda os 12L\100, caso seja 80% estrada e 20% transito ronda os 9L-10L\100.
Sobre o 21 é preciso te rem atenção ao sistema de refrigeração que é fraquinho ( para utilizações diarias ), caso pretendas ter um, tens que dar uma valente atenção nesse aspecto.
Outro pormenor, é o facto de as peças serem dificeis de encontrar, ou caso haja, são carissimas...
Dicas para quando estiveres a ver \ testar um 21 turbo, no acto de compra-lo:
- Carro frio, verificar aspecto e nivel do oleo;
- Carro frio, verificar aspecto e nivel do liquido refrigeração ( atenção, se o carro andar com agua, meio caminho para graves problemas de refrigeração e ou a cor do liquido ser castanho ( mistura agua com oleo ) );
- Antes de ligar o carro, verificar o nivel de oleo no quadrante ( confirmar se funciona ) e computador de bordo;
- Quando ligar o carro, verificar barulhos anormais, e ver se o carro fuma pelo escape ao relantim ( fumo preto \ branco azulado )
- Pedir a um amigo \ familiar que o acompanhe no test drive num 2º carro e ir atras no 21 para ver se no acto de puxar pelo carro se existem fumos anormais ( branco azulado, ou excesso de fumo negro );
- Dentro do carro quando efectuar o test drive, verificar se a pressão do turbo está correcta ( o ponteiro para quando chega aos ponteiro pequenos juntinhos, ou seja não vai até ao máximo ( isto se a pressão do turbo estiver stock ).
- Verificar se o turbo tem um assobio normal, isto é, não muito audivel
- Verificar se o motor está linear ( sem soluços, sem quebra de relantim (ir até ás 200rpm) no acto de desacelaramento ao por o pé na embraiagem )
- Testar a direcção, verificando se existe folga
- Verificar se as mudanças entram sem problema \ arranhanços ( atençao, é costume no acto de condução muito desportiva por vezes arranhar ligeiramente a 2ª )
- De resto, verificar foles de transmissão, se o motor está babado por baixo
- Deixar o carro aquecer e verificar se as ventoinhas disparam bem e no tempo certo, e com capot aberto verificar o vazo de expanção, se deita agua fora.
- Terminando verificar a electronica do carro ( computador de bordo, vidros electricos, Ar condicionado etc.. )
- Perguntar ao dono qual o tipo de oleo que dá ao carro e em que intervalos, pede o comprovativo ( caso não tenha, vê o aspecto do oleo )
Sei que exitem pormenores que estou a ser eximio, mas devido ao preço das peças e mesmo dificil de as arranjar dai permonorizar.
De resto, confirmar os kilometros com a ultima ( e se der, a penultima ) folha de inspecção, verificar se o carro está em processo de penhora, ou tem multas
De resto, se o carro estiver nos conformes, digo que não tem qualquer problema, pois o motor apresenta boa fiabilidade ( com trato na manutenção )...
O meu já conta com quase 220 000km, e ainda tem muita saude...sem consumo de oleo nenhum, e fiavel...por isso dou-te um caso de sucesso de fiabilidade...
Alguma questao, estou ao dispor